Notícias
Obras no primeiro setor da Praça Getúlio Vargas entram em nova fase com foco no paisagismo histórico
Data de Publicação: 15 de janeiro de 2026
Obras no primeiro setor da Praça Getúlio Vargas entram em nova fase com foco no paisagismo histórico
A Fundação Dom João VI dará início à execução das operações de supressão e destoca de espécies arbóreas no primeiro setor da Praça Getúlio Vargas, onde as obras já estão em andamento. Ao todo, serão removidos 11 indivíduos que não fazem parte do projeto original concebido por Auguste Glaziou, entre eles as grevíleas (Grevillea robusta) localizadas na área do parque infantil. Em substituição, serão plantadas novas mudas de Eucalyptus robusta nos locais previstos no Projeto de Paisagismo, disponível para consulta no site da Fundação - https://www.djoaovi.com/ .
Todas as atividades de supressão e destoca serão realizadas por profissionais qualificados e devidamente autorizadas pela Secretaria Municipal do Ambiente e Desenvolvimento Urbano Sustentável (SEMADUS) e pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN).
A intervenção integra as Diretrizes Paisagísticas da Praça Getúlio Vargas, que têm como objetivo a recuperação do Conjunto Arquitetônico e Paisagístico do local. Essas diretrizes fazem parte dos compromissos estabelecidos no Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) nº 002/2015, firmado entre a Prefeitura Municipal de Nova Friburgo e o Ministério Público Federal. Os recursos destinados à execução do projeto são específicos do referido TAC e não podem ser utilizados para outras finalidades municipais, estando integralmente comprometidos com o andamento das obras na Praça, reconhecida como patrimônio histórico.
Os serviços serão executados em três etapas, por setores, com a conclusão do último setor prevista para o fim de 2026.
No primeiro setor, já foram realizadas diversas etapas, como a implantação da infraestrutura elétrica para a nova iluminação, dos sistemas hidráulico e de drenagem, a instalação dos tentos dos novos canteiros ajardinados e a execução de parte do novo piso.
As próximas etapas incluem a instalação do novo mobiliário urbano — como postes, bancos e cestas de lixo — e a implantação do paisagismo, que contempla o plantio de espécies ornamentais destinadas a resgatar a perspectiva longitudinal do projeto original, além de valorizar ainda mais a beleza dos eucaliptos centenários.




