Notícias
PREFEITURA E YSUN-OKÊ ENTREGAM O PRÊMIO CONSCIÊNCIA NEGRA NO DIA 19
Data de Publicação: 14 de novembro de 2025Crédito da Matéria: Eloir Perdigão
Fonte: Secom/PMNF
A Prefeitura de Nova Friburgo, por intermédio da Secretaria de Cultura, e o Centro Cultural Afro Brasileiro Ysun-Okê promovem a solenidade de entrega do “Prêmio Consciência Negra”, na próxima quarta-feira, 19, às 19h, na Câmara Municipal de Nova Friburgo, situada na Rua Farinha Filho, 50, no Centro.
Nove personalidades serão homenageadas no evento:
- Andrea Machado de Oliveira – É graduada em geografia e pós-graduada em gestão escolar e orientação educacional. Com mais de 30 anos de atuação na educação pública, construiu uma trajetória sólida, marcada pelo compromisso com a aprendizagem e com a fomração de cidadãos. Atualmente é coordenadora pedagógica na Escola Municipal Umbelina Breder de Queiroz; membro da equipe da Secretaria Municipal de Educação, integrando a célula de monitoramento; e coordenadora pedagógica do pré-vestibular da Universidade Federal Fluminense (UFF), onde também leciona geografia e atualidades;
- Fabiano de Oliveira Silva – Fundador do projeto Ao Som do Meu Tambor, que pesquisa e divulga as danças afro-brasileiras e fundador da instituição D.N.A. Capoeira. Entre outras atividades pelo Brasil, em Nova Friburgo é produtor-executivo do Encontro Nacional de Cultura Popular, que reúne mestres, pesquisadores brincantes e simpatizantes da cultura popular; integrou e representou a célula do Grupo Navio de Angola durante 15 anos; responsável pelo resgate, manutenção e divulgação da expressão da cultura popular “Mineiro Pau”;
- Ezequiel do Espírito Santo (Ezequiel do Cavaco) – Nasceu em São Gonçalo e está em Nova Friburgo desde 1989, onde tocou em diversos grupos de samba e pagode. Entre outras atividades, integra o corpo de professores de música da Secretaria Municipal de Cultura, dá aulas de cavaquinho nos pontos de cultura do município e na oficina escola. Tem efetiva participação nas agremiações carnavalescas de Nova Friburgo e na cidade do Rio de Janeiro;
- Ágni de Souza - Iniciou seus estudos de canto lírico em 1997, na Escola Espaço das Músicas – Filial Nova Friburgo. Fez cursos de aperfeiçoamento, inclusive o estudo de piano. Concluiu o curso de licenciatura plena em música pela Escola Superior de Música da Universidade Candido Mendes – Nova Friburgo. Atuou como solista das bandas sinfônicas Euterpe Friburguense e Campesina Friburguense. Fundou o Coro Sinfônico Euterpe Friburguense, do qual trabalhou como orientador vocal e diretor musical. É ainda corista e regente auxiliar do Coral Imaculada Conceição e regente do Coral Nossa Senhora da Assunção. Atuou em outros grupos da cidade e atualmente dá aulas particulares de técnica vocal e canto e é o preparador vocal e regente do Coro Lírico Acrópolis.
- Pedro Henrique Lobo Vieira – Desde cedo entendeu que a educação é uma poderosa forma de transformação e trilhou seu caminho com empenho e amor pelo conhecimento. Com uma bolsa integral do ProUni concretizou o sonho de cursar educação física. Além da sala de aula expressa sua sensibilidade através da fotografia e tem atuação no carnaval friburguense, registrando a grande festa e participando ativamente das agremiações friburguenses.
- Rosalina do Couto Bittencourt – Rosa ou Rosinha como é carinhosamente chamada, é oriunda de São Fidélis, tendo se estabelecido com sua família em Nova Friburgo, no bairro Olaria. Trabalhou na Fábrica de Filó, no comércio, em escritórios de contabilidade e posteriormente montou seu próprio escritório de contabilidade, mantendo-o até os dias de hoje. Voltou a estudar, cursando a faculdade de assistência social. Ela se identifica com a religião kardecista e tem paixão pelas crianças.
- Carlos Figueira de Souza (Kaísso) – É natural de Macuco, onde iniciou sua jornada na música, como percussionista. Logo foi percebido por bandas de Nova Friburgo. Quando se descobriu cantor e pegou gosto pelo canto seu talento logo foi percebido e convidado a integrar bandas da cidade. Quando chegou o carnaval em sua vida recebeu convite de quase todas as agremiações carnavalescas da cidade. Atua também nas escolas de samba da Cidade do Rio de Janeiro e outas cidades pelo Brasil.
- Vilma Conceição – De família simples, ingressou na Vilage no Samba aos 14 anos e desfilou durante anos como porta-bandeira. Hoje é responsável pelo ateliê de fantasias. Em 2024 a Vilage a homenageou batizando o ateliê de fantasias com o nome dela. Além da Vilage, participa também da Paróquia Imaculada Conceição, onde é coordenadora da catequese, ornamentadora e faz parte do conselho paroquial, entre outras atividades. Gosta de cantar e já participou de alguns corais da cidade. Atualmente atua no coral da sua paróquia. Trabalhou durante anos na Fábrica Ypu, onde se aposentou. Atuou e ainda atua como diretora do sindicato da categoria. É simpatizante da banda Euterpe Friburguense, como toda a família.
- Giselle Barbosa Laureano Passos dos Santos – Nasceu na Cidade do Rio de Janeiro e criada em São Gonçalo, sempre envolvida com música. Em Nova Friburgo sempre deu aulas de canto em vários corais, igrejas e cursos. Atua há oito anos como regente do Coral Ceifa, na Igreja Ceifa de Nova Friburgo e trabalha como auxiliar de coordenação no Centro Educacional Assed, em Olaria.
Os currículos completos dos homenageados serão apresentados durante a solenidade. A entrada é franca e livre.
×




