Notícias
CASA DO TRABALHADOR LEVA AS VAGAS DE EMPREGO ÀS PESSOAS ATENDIDAS NOS CRAS
Data de Publicação: 18 de julho de 2025Fonte: Secom/PMNF - Eloir Perdigão
Proporcionar uma oportunidade de emprego às pessoas em vulnerabilidade social. Este é o objetivo das visitas feitas pela equipe da Subsecretaria de Trabalho e Renda aos Centros de Referência em Assistência Social (Cras). Trata-se de um serviço em parceria entre as secretarias de Ciência, Tecnologia, Inovação e Desenvolvimento Econômico e de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos da Prefeitura de Nova Friburgo. Todos os meses são visitadas as quatro unidades do Cras do município.
Outra finalidade é a descentralização das atividades da Casa do Trabalhador. Apesar de situada no centro da cidade, há pessoas com dificuldade de locomoção. Os trabalhos do setor são apresentados também de forma online, através do Instagram (@trabalho.novafriburgo), mas algumas pessoas necessitam da presença física da equipe. E isto é realizado uma vez por mês nos quatro Cras do município, todas as quartas-feiras: na primeira, em Campo do Coelho; na segunda quarta-feira, em Olaria; na terceira, em Conselheiro Paulino; e na quarta, no Cras do Centro, possibilitando aos usuários, que estão à procura de algum auxílio, em alguma situação de vulnerabilidade, tenham a possibilidade de conseguir uma das cerca de 500 vagas disponíveis atualmente.
As visitas da Casa do Trabalhador também são divulgadas nos próprios Cras, para que os usuários que buscam emprego possam aguardar até o determinado dia para o atendimento presencial. Aproveitando a presença nos Cras, a equipe da Casa do Trabalhador ainda auxilia em outros serviços, como a obtenção da carteira de trabalho digital e a confecção do currículo.
“Normalmente são pessoas que vão buscar auxílios e a porta de entrada da prefeitura para as pessoas que estão em situação de vulnerabilidade são os Cras. Para nós, estarmos dentro do equipamento, em que o usuário por instinto procurar primeiro, significa pular uma etapa para sua autonomia; ele não estará só sendo direcionado para os auxílios oferecidos pelo município, mas também sendo redirecionado para o mercado de trabalho”, situou João Toledo.
Além da parceria com os Cras, a equipe da Casa do Trabalhador também desenvolve trabalho semelhante no Centro Pop, outro equipamento da Secretaria de Desenvolvimento Social, destinado a pessoas em situação de rua. João Toledo cita um número interessante: de janeiro a junho deste ano, mais de 50 pessoas do Centro Pop foram empregadas pela Casa do Trabalhador. Eram pessoas que estavam em situação de rua e tiveram oportunidade de gerar renda para si e suas famílias. O subsecretário salienta que não estão sendo empregados simplesmente os desempregados, e sim, pessoas com maior necessidade de obterem emprego.
Paralelamente a esse trabalho, a Casa do Trabalhador continua atendendo a todas as pessoas em sua sede, na Avenida Alberto Braune, 223, antiga rodoviária, ao lado da Prefeitura de Nova Friburgo, das 9h às 17h, de segunda a sexta-feira.




