Notícias
PREFEITURA ABRE FORMULÁRIO ONLINE PARA POPULAÇÃO CONTRIBUIR NA ELABORAÇÃO DO PLANO DE MOBILIDADE E ACESSIBILIDADE URBANA
Data de Publicação: 26 de abril de 2023Fonte: Secom/PMNF - Fernando Moreira
PREFEITURA ABRE FORMULÁRIO ONLINE PARA POPULAÇÃO CONTRIBUIR NA ELABORAÇÃO DO PLANO DE MOBILIDADE E ACESSIBILIDADE URBANA DE NOVA FRIBURGO
De modo a aumentar transparência e a participação social no estudo e na elaboração do Plano de Mobilidade e Acessibilidade Urbana de Nova Friburgo - cujo processo já está em andamento -, a Prefeitura criou um formulário online para reunir informações, sugestões e pedidos da população friburguense, que é quem lida diariamente com as necessidades e dificuldades da mobilidade urbana como um todo, especialmente no que se refere à questão do trânsito.
O formulário online já está disponível e pode ser acessado pelo link (https://forms.gle/fjeYonFrnrtcKJEZ6), através de um banner na página principal do site da Prefeitura de Nova Friburgo (www.novafriburgo.rj.gov.br) ou CLICANDO AQUI.
No formulário, o(a) cidadão(ã) responderá perguntas informando: sua faixa etária; se possui veículo próprio; qual meio de transporte mais utiliza; qual a maior dificuldade para se deslocar pela cidade; como avalia as condições de pavimentação asfáltica da cidade; como avalia as condições das calçadas; além de sugerir o que gostaria que mudasse no trânsito de Nova Friburgo.
Essa é uma valiosa oportunidade de você, cidadão friburguense, participar ativamente da elaboração do Plano de Mobilidade e Acessibilidade Urbana de Nova Friburgo, opinando, sugerindo e indicando melhorias para mais qualidade de vida de todos.
Participe você também! Faça parte das ações de melhoria para a nossa Nova Friburgo!
O Plano de Mobilidade e Acessibilidade Urbana de Nova Friburgo
A Secretaria Municipal de Ordem e Mobilidade Urbana (Smomu) informou recentemente que a licitação para contratação de empresa especializada à prestação de serviços de consultoria de engenharia de transportes e planejamento urbano para a elaboração do Plano Municipal de Mobilidade e Acessibilidade Urbana se deu através do tipo técnica e preço da modalidade tomada de preços, mesclando a apuração da prestadora mais bem qualificada com o menor preço a ser pago.
Seguindo o regimento legal, realizou-se primeira sessão no dia 17/11/2022, junto à Comissão Permanente de Licitação do Município, para que fossem apresentadas pelas empresas interessadas as documentações comprobatórias de sua capacidade técnica para elaboração do Plano Municipal de Mobilidade e Acessibilidade Urbana, quando ainda era previsto o valor de R$ 955.000,00 (novecentos e cinquenta mil reais).
Após a segunda sessão (ocorrida em 21/12/2022), destinada a abertura dos envelopes contendo as propostas comerciais, foi possível apurar em conjunto com os demais documentos apresentados o interessado que melhor se adequava às necessidades de nosso Município e, por tal razão, contratou-se a empresa Marchesini Serviços de Engenharia pelo valor de R$ 635.000,00, gerando aproximadamente 33,51% de economia aos cofres públicos em comparação ao valor anteriormente previsto.
A elaboração do Plano Municipal de Mobilidade e Acessibilidade Urbana (prevista na Lei nº 12.587/12) se faz necessária em razão do cumprimento da Política Nacional da Mobilidade Urbana, pondo em prática os seus princípios, objetivos e diretrizes. Ademais, da elaboração do Plano serão realizados diagnósticos e estudos da realidade fática de nosso Município, tornando possível a averiguação de investimentos mais precisos e melhorias personalizadas às características de cada região de nossa cidade.
O Plano consiste em uma ferramenta de planejamento que trará o futuro da Mobilidade Urbana de Nova Friburgo para os próximos dez anos. O foco principal se debruça sobre as pessoas – pedestres –, contemplando a acessibilidade e a sustentabilidade do meio. O cronograma foi apresentado pela empresa contratada e será publicado no site da Prefeitura de Nova Friburgo para a garantia de acesso universal aos interessados. Nele, encontra-se previsto o cronograma de sua elaboração, que será realizada por meio de quatro etapas, denominadas de estudos, com conclusão prevista para outubro de 2023.




