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ABERTURA DO CURSO DO CONSELHO ESCOLAR É MARCADA POR INSPIRAÇÃO E TROCA DE SABERES
Data de Publicação: 25 de junho de 2024Fonte: Ssecom/PMNF - Ana Clara Gravino
A Prefeitura de Nova Friburgo, através da Secretaria Municipal de Educação (SME), realizou, na última sexta-feira, 21, a abertura do curso do Conselho Escolar, que contou com a presença da palestrante e coordenadora do Grupo Articulador de Fortalecimento dos Conselhos Escolares do Rio de Janeiro (GAFCE/RJ), Marcia Alves. O evento também foi prestigiado pela Secretária de Educação, Caroline Klein, e pelo presidente da UNCME, Jorge Fernandes. A equipe técnica do Conselho Escolar, composta pelas organizadoras do curso, também esteve presente.
O tema abordado foi "As Funções do Conselho Escolar", correspondente ao Módulo I do curso Avamec sobre Conselhos Escolares, que será realizado pelos participantes em paralelo ao curso oferecido pela SME.
Este curso terá quatro encontros presenciais e se encerrará em dezembro. Os conselheiros escolares compartilharam suas experiências bem-sucedidas em seus respectivos Conselhos Escolares, saindo motivados a aplicar os novos conhecimentos adquiridos.
Marcia Alves destacou que a aula inaugural foi repleta de aprendizado, acolhimento e rica troca de saberes.
"A aula inaugural do curso de formação de Conselhos Escolares aconteceu com muito aprendizado, acolhimento e troca de saberes. Foi muito lindo ver esse movimento democrático ganhando cada vez mais espaço! Parabéns, Friburgo, por manter acesa a chama da democracia e à Secretaria Municipal de Educação pelo excelente trabalho. Gratidão pelo convite", disse Marcia Alves.
A Secretaria Municipal de Educação continua empenhada em oferecer formações que contribuam para a melhoria da educação e a participação ativa da comunidade escolar, principalmente por meio do Conselho Escolar, que é uma instância de gestão democrática e participativa. O Conselho Escolar é fundamental para a construção de uma educação inclusiva e de qualidade, permitindo a participação efetiva de todos os segmentos da comunidade escolar na tomada de decisões e na definição de estratégias para o aprimoramento do ensino.








