Notícias
Poda dos eucaliptos em dois domingos terá esquema de segurança na Praça Getúlio Vargas
Data de Publicação: 5 de março de 2020Fonte: Secom
A Prefeitura de Nova Friburgo realiza a poda dos eucaliptos da Praça Getúlio Vargas em dois domingos: dias 15 e 29 de março. Os órgãos envolvidos nessa operação promovem uma série de ações voltadas para a segurança, tanto da equipe responsável pelos cortes quanto de moradores, transeuntes e veículos. Seguindo o protocolo do Corpo de Bombeiros, o local deverá ser interditado para circulação de pessoas e veículos. Bombeiros do 6º Grupamento de Bombeiros Militar realizarão os cortes.
A Secretaria de Ordem e Mobilidade Urbana fará o primeiro bloqueio, para evitar estacionamento de veículos, no trecho entre a Estação Livre e a Rua Farinha Filho, sentido Avenida Alberto Braune, a partir da noite de sábado, 14, e no dia 15, das 7h às 15h. Uma alternativa para o fluxo será o acesso pela Rua Almirante Barroso (antiga Nibra), passando pelas ruas Augusto Spinelli e Farinha Filho. A circulação de pedestres na área de trabalho será restrita e controlada pela Guarda Civil Municipal. A restrição exige isolar todo o local, incluindo a praça, a via de tráfego e a calçada onde existem marquises. Toda área estará devidamente sinalizada por fitas zebradas, placas, gradis e com a presença de agentes para orientação.
A operação contará com apoio da concessionária Energisa Nova Friburgo, que fará a interrupção do fornecimento de energia elétrica durante a ação. A empresa está encarregada de comunicar aos moradores e comerciantes da área sobre o desligamento programado para a ação dentro do prazo estabelecido em seus protocolos.
A segunda etapa da operação de poda de galhos secos, mortos ou muito inclinados das árvores na Praça Getúlio Vargas está programada para o domingo, dia 29. Por conta desta ação, a via lateral da Praça será interditada pela Secretaria de Ordem e Mobilidade Urbana, no trecho entre a Energisa e o Friburgo Shopping. Entretanto, a Rua Galeano das Neves (INSS) segue recebendo o fluxo dos veículos que trafegam sentido Praça Getúlio Vargas, incluindo os ônibus.
Participam desta operação as secretarias de Meio Ambiente, Defesa Civil, Ordem e Mobilidade Urbana, Guarda Civil Municipal, Fundação Dom João VI, grupo de trabalho instituído pelo TAC da praça, Corpo de Bombeiros e Energisa.




