Notícias
Encontro comunitário começa a definir conselho gestor do novo equipamento
Data de Publicação: 10 de março de 2020Fonte: Secom
Na noite da última terça-feira, 03, nem a chuva intensa impediu que dezenas de pessoas comparecessem à própria dependência da futura Estação Cidadania, para o terceiro encontro de mobilização comunitária, que vem definindo o funcionamento do equipamento sociocultural e esportivo em fase de conclusão na Via Expressa, em Olaria.
Mais uma vez, juntas, as Secretarias municipais de Assistência Social, de Cultura e de Esportes e suas respectivas Equipes da Prefeitura de Nova Friburgo conduziram a reunião, que contou com as presenças e participações de representantes da sociedade civil organizada, lideranças comunitárias e de representantes de instituições, entidades e empresas do bairro mais populoso da cidade, bem como da parte governamental. Deu-se início ao processo de suas respectivas inscrições para compor voluntariamente o conselho gestor, cujos integrantes após definidos pela comunidade serão nomeados pelo prefeito Renato Bravo.
DEMANDAS E FUNCIONAMENTO
No encontro desta terça-feira ainda, cada um dos secretários - Mário Jorge, da Cultura; Cláudia Mara Barboza, da Assistência Social e Waldemir Veloso, do Esporte - falou sobre as demandas listadas em suas respectivas áreas, explicando a respeito das atividades que poderão fazer parte do futuro equipamento. Um dos primeiros setores que vai funcionar no espaço será o CRAS – Centro Regional de Atendimento Social, sendo que o secretário de Cultura, Mário Jorge Bastos explicou sobre a impossibilidade do Ponto de Cultura de Olaria, que funciona atualmente na Rua Gustavo Lira, ser transferido para o local. No entanto, ele informou que ensaios da Banda do Ponto de Cultura e outras atividades daquele setor poderão ser realizadas esporadicamente na Estação.
Também o Secretário do EGCP – Escritório de Gerenciamento de Convênios e Projetos, André Luiz Gomes teceu considerações a respeito do relatório apresentado sobre pontos críticos de acessibilidade, a exemplo do excesso de declividade de algumas rampas, falta de corrimões, banheiros adaptados para portadores de necessidades especiais, vagas especificas para estacionamentos de motoristas cadeirantes (que necessitam de maior espaço de locomoção à saída dos veículos), entre outros diversos itens de segurança.
Segundo André, todas as necessidades apontadas já estão sendo encaminhadas ao Secretário de Obras, Jeferson Aragão, para as devidas providências de adaptação junto à empreiteira que executa a obra.
Um dos pontos discutidos neste encontro, foi a questão das realizações de festas e eventos na área da Via Expressa, ficando acertada a remessa de um documento ao Secretário de Turismo, para que de agora em diante seja levado em conta o acesso ao novo equipamento, que tão logo inaugurado terá atividades permanentes, principalmente considerando a sala de teatro e a quadra de esportes, com expectativas de grande frequência de público.
PRÓXIMO ENCONTRO
Quarto e penúltimo dos cinco encontros previstos pela dinâmica de instalação da Estação Cidadania, a próxima reunião ficou marcada para a terça-feira, 24 de março, às 19 horas, nas próprias dependências do futuro CRAS na Estação Cidadania, quando se pretende concluir o processo de constituição do conselho gestor e tratar dos Estatutos de funcionamento do novo equipamento de uso comunitário.
O encontro desta terça-feira, 03, teve como anfitrião o coronel Hespanha, que mantem no local o projeto social ‘Solução’, com aulas de judô e karatê, inteiramente grátis, para jovens de ambos os sexos de Olaria e adjacências.




