Notícias
SEMINÁRIO DE VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER VAI ENCERRAR AÇÕES DO MÊS DA MULHER
Data de Publicação: 10 de março de 2022Fonte: Ssecom/ PMNF - Guilherme Alt
Ônibus Lilás também estará no município para realizar atendimentos na Praça Dermeval Barbosa Moreira
Dando continuidade às ações da prefeitura em alusão ao Dia Internacional da Mulher, a Secretaria de Assistência Social vai realizar no dia 6 de abril o seminário “Violência Contra a Mulher Nova Friburgo Mete a Colher”. O evento acontece no auditório da Universidade Estácio de Sá (Rua José Acúrcio Benigno, 116 – Braunes), às 13h30 e contará com a presença do prefeito Johnny Maycon, assim como da secretária Simone Almeida, do subsecretário Diogo Bastos e da coordenadora do Centro de Referência da Mulher (Crem), Paula Bairral, entre outras autoridades.
“Reforçamos o compromisso do prefeito Johnny Maycon, de elaborar políticas públicas para as mulheres friburguenses. Pensamos em uma programação extensa que engloba todo o mês de março e o início de abril em que utilizaremos os nossos equipamentos para eventos como rodas de conversa e divulgação dos serviços do Crem. O objetivo da secretaria é descentralizar as ações para alcançar o maior número de pessoas. O seminário vai reforçar a importância da denúncia, os tipos de violência, onde a mulher pode buscar auxílio. Na ocasião o prefeito e a secretária farão homenagens a mulheres que se notabilizaram pela causa, bem como usuárias dos Crem”, explicou o subsecretário.
ONIBUS LILÁS - Ainda no dia 6, o Ônibus Lilás, que leva informações sobre prevenção à violência contra a mulher e presta atendimento às vítimas, estará em Nova Friburgo. O veículo ficará estacionado na Praça Dermeval Barbosa Moreira, das 10h às 15h.
Pintado na cor lilás, o ônibus é equipado com salas fechadas para garantir privacidade às mulheres, com modelo de atendimento multidisciplinar para vítimas de violência. No local haverá uma psicóloga, uma assistente social e uma advogada em esquema de plantão para atendimentos que se fizerem necessários. Importante frisar que os atendimentos serão gratuitos.
O objetivo do Ônibus Lilás é prestar atendimento a mulheres em situação de violência, fomentar políticas públicas específicas voltadas para este público e fazer um mapeamento da região em relação ao índice de violência contra elas.
"Através de uma parceria com a Secretaria de Estado de Direitos Humanos, através da Subsecretaria de Políticas para Mulheres, conseguimos trazer o Ônibus Lilás. A secretária mobilizou toda a pasta para que realizasse essa programação para demonstrar às mulheres friburguenses, com a temática da violência contra a mulher e colocar os equipamentos à disposição para romper com esse ciclo”, finalizou Diogo.


