Sistema Viário Municipal

APRESENTAÇÃO

O Município de Nova Friburgo possui extenso sistema viário que interliga seus distritos, bairros e localidades, além dos municípios vizinhos.

Pelo território municipal, passam importantes rodovias estaduais, em um total de 5 rodovias, que recebem a denominação de RJ.

A RJ-116, liga a Região Metropolitana, com início no Município de Itaboraí com a Região Serrana do Estado do Rio de Janeiro, tendo seu término no Município de Itaocara.

A RJ-142 Liga o Município de Nova Friburgo, se iniciando no Distrito de Mury, até a proximidade com o litoral, no Município de Casimiro de Abreu. É conhecida com a Estrada Serra – Mar, justamente pelo seu traçado percorrer os trechos de serras dos Municípios de Nova Friburgo, Macaé e Casimiro de Abreu.

A RJ-130 conhecida como Fri - Terê, interliga os Municípios de Nova Friburgo e Teresópolis. Possui grande importância no escoamento da produção de legumes e verduras e operações de logística, que estão instaladas em suas margens.

A RJ-148 liga o Município de Nova Friburgo com o Município de Carmo, passado pelos Município de Duas Barras e Sumidouro.

A RJ-150 interliga o Município de Nova Friburgo até o Município de Bom Jardim, sendo também a principal via de acesso ao Distrito de Amparo.

Existem também as rodovias municipais, denominadas FRI, que interligam diversas localidades, principalmente nos distritos de Riograndina, Campo do Coelho, Lumiar, São Pedro da Serra e Mury. São estradas em sua maioria sem pavimentação que dão acesso às localidades predominantemente rurais do Município.

Nos distritos Sede e de Conselheiro Paulino, que são os mais urbanizados existem as vias urbanas, pavimentadas em sua grande maioria e formam boa parte da rede viária urbana do Município.

Abaixo, estão disponíveis para download os arquivos no formato .kml, que podem ser visualizados no software Google Earth das rodovias estaduais que passam pelo Município de Nova Friburgo, além do mapa temático do sistema viário de Nova Friburgo, com a extensão aproximada da malha viária do Município.