Turismo - Circuito das Flores

Clique nas imagens para ampliar

 

CIRCUITO DAS FLORES

A produção de flores de corte em Nova Friburgo teve início na segunda metade do século vinte, quando famílias de origem portuguesa começaram o cultivo de rosas no distrito de Conselheiro Paulino. Logo depois, várias famílias japonesas trouxeram o cravo, que se desenvolveu de tal modo que a cidade começou a ser chamada de "Cidade dos Cravos”.

Atualmente, a pacata e simpática localidade de Vargem Alta, localizada no distrito de São Pedro da Serra, é responsável por grande parte do cultivo de flores de corte na cidade. Lá concentram-se as belas fazendas que compõem o Circuito e atraem cada vez mais visitantes e turistas. São plantações de rosas, hortênsias, astromélias, crisântemos, gérberas, flores do campo, entre outras que, juntas, formam corredores coloridos, espalhando perfume pelo ar e encantando a todos.

O aperfeiçoamento da técnica de cultivo e a enorme dedicação dos agricultores familiares, fizeram de Nova Friburgo o maior produtor de flores de corte do estado do Rio de Janeiro, e o segundo maior do Brasil, ficando atrás apenas de Holambra, em São Paulo.

De acordo com a SEAPPA (Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento), a floricultura de corte é considerada uma das atividades mais rentáveis de Nova Friburgo. Grande parte da produção é enviada para abastecer os grandes mercados da capital, como CADEG e CEASA-RIO, entre outros.

Anualmente, no mês de outubro, é realizada a Festa da Flor, o maior evento do gênero no estado do Rio de Janeiro. Durante a Festa, além de seus produtos, os expositores oferecem oficinas, workshops, palestras e passeios turísticos para os visitantes e turistas, que são sempre recebidos com carinho em um ambiente florido e acolhedor.

 

Heckert Flores Naturais

Site: www.facebook.com/heckertflores/

Contato: (22) 99219-4890 / (22) 99239-6488 / (22) 99952-2072

 

Ther Flores 

Site: altosdaserramar.com.br/therflores/

Contato: (22) 99284-1345

 

Mercado das Flores

Localizado na entrada do centro urbano de Nova Friburgo, no bairro Ypu, o multicolorido Mercado das Flores oferece aos visitantes e turistas a oportunidade de adquirir as principais espécies de flores produzidas na região.