Turismo - Parque Estadual dos Três Picos

Clique nas imagens para ampliar

Criado em 5 de junho de 2002 e ampliado em 2009, o Parque Estadual dos Três Picos soma hoje 58.790 ha. É a maior Unidade de Conservação de proteção integral administrada pelo Estado. Cerca de dois terços de sua área encontram-se no município de Cachoeiras de Macacu e o restante divide-se entre os municípios de Nova Friburgo, Teresópolis, Silva Jardim e Guapimirim. O seu nome evoca o imponente conjunto de montanhas graníticas denominado de Três Picos (Picos Menor, Médio e Maior). Este afloramento rochoso, de aproximadamente 2.366 m de altitude, localizado entre os municípios de Nova Friburgo e Teresópolis, é o ponto culminante de toda a Serra do Mar. Na sua base está o Vale dos Deuses, ponto de partida para as diversas trilhas existentes no Parque.

Dentro de seus limites encontra-se o mais elevado índice de biodiversidade de todo o estado do Rio de Janeiro, o que em parte se explica pela variação de altitudes: de 100 até os 2.366 m do Pico Maior. É considerada pelos especialistas uma região prioritária em termos de conservação. Além da preservada cobertura vegetal e riqueza animal, na área do Parque existem diversas nascentes que formam bacias hidrográficas de influência regional. Nesse sentido, sua criação foi fundamental para assegurar maior proteção dos mananciais e, portanto, melhor qualidade de vida para a população do entorno.

A região do Parque caracteriza-se por ser de relevante interesse geológico, sendo predominantemente constituída por rochas graníticas e gnáissicas. Todos os domínios geomorfológicos encontrados em seus campos configuram essa importante característica geológica, desde as áreas mais baixas, nos municípios no "pé da serra", como Guapimirim, Silva Jardim e Cachoeiras de Macacu, às importantes rochas em elevadas altitudes, como o Caledônia, os Três Picos e as Torres de Bonsucesso, em Nova Friburgo e Teresópolis, respectivamente, caracterizando o relevo único, encontrado nesta unidade de conservação.

O Parque é referência para a prática de montanhismo, sendo considerado o paraíso dos escaladores. Além de apresentar belos cenários, ostenta um dos mais extraordinários conjuntos de montanhas de todo o país, com escarpas de grande desnível e enormes fendas que cortam os maciços.

O Parque Estadual dos Três Picos é contornado parcialmente pela rodovia federal BR-116 e pelas rodovias estaduais RJ-116, RJ-122 e RJ-130. Estes trajetos são complementados por estradas municipais que dão acesso à áreas mais próximas ao Parque.

A proximidade com a capital do estado e o fato de estar inserido no coração de uma região de forte tradição turística, o colocam em situação estratégica. A variada topografia e a notável exuberância da Mata Atlântica, preservadas em grande parte do seu território, impõem a busca de alternativas de desenvolvimento que incorporem como princípio básico a preservação de seus recursos naturais. Para habitantes, visitantes e turistas, são inúmeras alternativas de lazer, oportunidades de trabalho e aprendizagem sobre comportamento e cultura da preservação ambiental.

Na região de Salinas, no Circuito Tere-Fri, em Nova Friburgo, os visitantes encontram diferentes opções de trilhas e escaladas, além de alguns restaurantes, pousadas e refúgios, totalmente integrados à natureza exuberante, envoltos na atmosfera de paz e tranquilidade do Parque Estadual dos Três Picos.

 

Núcleo Três Picos (Salinas)

Tipo: Centro de Visitantes

Atividades: Área administrativa e atendimento aos visitantes

Localizado em Nova Friburgo, o núcleo fica no local conhecido como Vale dos Deuses. Neste ponto existem imponentes montanhas e acesso para trilhas e vias de escalada da região. A base do Parque tem funcionamento de segunda a sexta, de 8h às 17h.

 

Vale dos Deuses

"Em um tempo muito, muito distante, onde os deuses mitológicos reinavam soberanos sobre o universo, fez-se um concurso para ver quem conseguiria criar a montanha mais espetacular e monstruosa. Em um vale deste reino, onde corria um rio com a mais cristalina das águas, foi travada a grande batalha onde cada deus tentava superar seu oponente criando montanhas que pudessem desconcertar os olhares humanos, e a esse lugar foi dado o nome de Vale dos Deuses."

Tipo: Montanha

Atividades: Caminhada, Observação de aves e Escalada

Localizado na parte alta do parque, entre Nova Friburgo e Teresópolis, é o ponto de partida para várias trilhas e atrativos da região, como a Cabeça do Dragão e a Caixa de Fósforos. Nele fica localizado o Núcleo Três Picos e o camping do Parque.

 

Clique abaixo e saiba mais sobre o Parque Estadual dos Três Picos!