CONSULTA PÚBLICA VAI DEBATER CRIAÇÃO DE UNIDADE DE CONSERVAÇÃO EM AMPARO

Publicado em: 23/05/2024 17:03 | Fonte/Agência: Secom/PMNF - Danielle Eddie

CONSULTA PÚBLICA VAI DEBATER CRIAÇÃO DE UNIDADE DE CONSERVAÇÃO EM AMPARO

A Prefeitura de Nova Friburgo, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano Sustentável, irá promover uma consulta pública sobre a criação de uma Unidade de Conservação no distrito de Amparo. O evento será realizado na Escola Hermenegildo Gripp, no dia 06 de junho, quinta-feira, às 17h.

O projeto da Unidade de Conservação contempla uma área pública superior a um milhão de metros quadrados, cujo estudo técnico ambiental foi conduzido pela Secretaria de Meio Ambiente da Prefeitura de Nova Friburgo, com o apoio do Governo do Estado. Essa iniciativa busca formalizar medidas essenciais para a preservação da diversidade biológica local, garantindo a proteção tanto da fauna quanto da flora e ainda criando mais uma opção turística e de pesquisa científica no Município. Com a implantação da UC em Amparo, Nova Friburgo também dará um salto significativo no ranking estadual do ICMS Ecológico.

Durante o  monitoramento da fauna, realizado com o apoio da Concessionária Águas de Nova Friburgo e do fotógrafo Juran Santos, idealizador e responsável pelo projeto Aventura Animal, diversas espécies de animais, incluindo sagui-da-serra- escuro e onças pardas, já foram identificadas, confirmando a riqueza da fauna na área. Essa constatação reforça a relevância ambiental da área e a necessidade de dar continuidade aos esforços para a criação da Unidade de Conservação, visando a preservação e o equilíbrio ambiental em nossa região.