NO MÊS DA MULHER, PREFEITURA RESSALTA O TRABALHO FEMININO NA AGRICULTURA FRIBURGUENSE

Publicado em: 16/03/2021 17:43 | Fonte/Agência: Ssecom/PMNF - Priscila de Lima

O trabalho da mulher tem conquistado cada vez mais espaço nas comunidades rurais de Nova Friburgo. Além de estarem na lavoura, trabalhando na produção de hortaliças, frutas e flores da agricultura familiar friburguense, elas participam de outras atividades não agrícolas mas que estão diretamente relacionadas com o meio rural, fomentando ainda mais a economia do município.

Em 2019, a agricultura em Nova Friburgo obteve um faturamento bruto de, aproximadamente, R$180 milhões, contabilizando produtos agrícolas e floricultura. E as mulheres contribuem significativamente para o sucesso do empreendimento agrícola familiar, direta ou indiretamente, trabalhando na lavoura ou dando o apoio para o trabalho acontecer.

“Hoje em dia a situação da mulher do campo está muito melhor, antes tinha muito preconceito, mas hoje em dia a gente pega o trator, vem pra lavoura, prepara a terra, planta, leva até o mercado. Não tem mais essa diferença entre homem e mulher na lavoura” – destacou a lavradora de São Lourenço, Kátia das Graças Silveira da Silva.

Trabalhando na lavoura, empreendendo na produção de geleias, conservas, doces, pães e bolos ou no artesanato, as mulheres em Nova Friburgo estão unidas, possibilitando geração de trabalho e renda no meio rural de Nova Friburgo.

“As mulheres rurais de Nova Friburgo demonstram seu empoderamento e protagonismo como agricultoras, empreendedoras rurais, na cooperativa ou em associações de produtores em todos os dias do ano, e a Secretaria de Agricultura e Desenvolvimento Rural aproveita as comemorações pelo mês da mulher para parabenizá-las. São esposas, mães de família e filhas que colaboram para o sucesso dos empreendimentos agrícola-familiar do nosso município” -  concluiu o secretário municipal de Agricultura e Desenvolvimento Rural, Marcelo Silva.