Publicado em: 08/03/2021 18:57 | Fonte/Agência: Ssecom/PMNF - Marcio Madeira

foto: Osvaldo Enoc

PREFEITURA INICIA DIÁLOGO COM INEA VISANDO LEGADOS AMBIENTAL E CULTURAL

A Prefeitura de Nova Friburgo e o Instituto Estadual do Ambiente (Inea) reuniram-se na tarde desta segunda-feira, 8 de março, na sala de gestão do Centro Administrativo César Guinle a fim de estabelecer canais de diálogo entre suas gestões atuais e lançar as bases para uma série de projetos de natureza ambiental e cultural que abrangem as duas entidades.

A Prefeitura esteve representada no encontro pelo secretário de Governo e da Casa Civil, Pierre Moraes, e pelo servidor Mário Roberto Valpaços, do Escritório de Gerenciamento de Convênios e Projetos (EGCP). O Inea, por sua vez, fez-se presente através do superintendente regional Renato Medeiros e dos agentes Clayton Ferraz e Fábio José Barros.

Abrindo a reunião, Pierre apresentou um mosaico da riqueza histórica e cultural de Nova Friburgo, em correlação com assuntos do alcance do Inea. Em seguida, o secretário elencou e descreveu projetos que envolvem o estabelecimento de um conjunto de parques fluviais, a serem implementados em áreas estratégicas da cidade a fim de evitar alagamentos e promover a contenção de águas, com efeitos positivos sobre todos os municípios ao norte de Nova Friburgo até o Rio Paraíba. Uma iniciativa de alcance regional que envolverá as secretarias de Governo, Casa Civil (através do EGCP), Meio Ambiente, Defesa Civil, e Obras, ainda que nesta fase inicial as ações concentrem-se sobretudo no EGCP e nas secretarias de Governo e Meio Ambiente.

Também foram abordados na reunião outros projetos de revitalização histórica e turística de Nova Friburgo, os quais serão progressivamente abertos e encaminhados ao Inea. Ao término do encontro, o superintendente Renato Medeiros parabenizou o Executivo municipal pela seriedade e “o compromisso de deixar legados” e reafirmou o cuidado do Inea com a proteção ambiental e o desenvolvimento responsável e sustentável dos municípios.