COMITÊ DE MOBILIZAÇÃO E COMBATE À DENGUE ATUA EM IMÓVEL ALVO DE DENÚNCIAS NO SÃO JORGE

 

Publicado em: 11/04/2024 16:46 | Fonte/Agência: Secom/PMNF - Eloir Perdigão

Whatsapp

 

COMITÊ DE MOBILIZAÇÃO E COMBATE À DENGUE ATUA EM IMÓVEL ALVO DE DENÚNCIAS NO SÃO JORGE

Equipe da Prefeitura de Nova Friburgo, formada por técnicos de diversas secretarias e mobilizada pelo Comitê de Combate à Dengue, esteve na manhã desta quinta-feira, 11, na Rua Waldir Grativol, bairro São Jorge, em Conselheiro Paulino. Atendendo a denúncias, a comitiva verificou uma casa, onde o casal foi convencido a se desvencilhar de boa parte do material acumulado devido ao risco de proliferação do mosquito  Aedes aegypti. Participaram da ação as secretarias de Saúde, através da Subsecretaria de Vigilância em Saúde e CAPS, Gabinete, Defesa Civil, Serviços Públicos e Assistência Social. 

De acordo com Alícia Emerich, subsecretária de Vigilância em Saúde, a casa já era monitorada há algum tempo, mas sem a entrada no imóvel franqueada pelos moradores, os agentes de combate às endemias não podiam acessar o local. Através da ação do Comitê, moradores enfim permitiram a entrada dos agentes públicos após diálogo intenso. Eles também autorizaram o recolhimento de parte do material, diminuindo muito o risco de contágio de doenças.

Segundo verificado, o casal recolhe materiais recicláveis para venda mas havia muitos outros acumulados além dos recicláveis, o que propiciava risco de vetores, ratos e mosquitos transmissores de arboviroses como a dengue. A maior parte do material estava exposta ao tempo e também oferecia risco de incêndio. 

A situação do casal e dos dois filhos continuará sendo acompanhada pelo Centro de Referência em Assistência Social (Cras) de Conselheiro Paulino. Membros do Comitê também orientaram os moradores a vender os recicláveis. Tanto a Defesa Civil quanto a Vigilância em Saúde emitiram notificação com prazo de 15 dias para remoção do material na residência.  

Outros pontos de acúmulo de materiais no município serão visitados pelas equipes do Comitê de Combate à Dengue. As visitas podem ser amigáveis ou por decisão da Justiça e várias atendem às denúncias, que podem ser feitas à Ouvidoria, situada na Avenida Alberto Braune, nº 223, ao lado da prefeitura, ou pelo telefone (22) 2525-9244, inclusive com whatsapp.


Imagens