LEI PAULO GUSTAVO FORTALECE O SETOR CULTURAL E APRESENTAÇÕES JÁ ESTÃO ACONTECENDO NO MUNICÍPIO

Publicado em: 09/04/2024 17:25 | Fonte/Agência: Secom/PMNF - Priscila de Lima

Mais de R$1,5 milhão foi investido em projetos do setor criativo e em produções de Nova Friburgo

A Prefeitura de Nova Friburgo vem trabalhando ativamente para movimentar e fortalecer a cultura no município. Muitas ações vêm acontecendo através da Secretaria de Cultura, já que o setor artístico foi um dos mais impactados no período da pandemia de Covid-19 com o cancelamento de espetáculos, apresentações abertas ao público e demais atividades do setor. E a execução da Lei Paulo Gustavo (Lei Complementar nº195/2022) tem sido um diferencial no fomento de diversos segmentos culturais em Nova Friburgo, se tornando um símbolo de resistência da classe artística em todo país.

O trabalho voltado para a construção do plano de ação da Lei Paulo Gustavo em Nova Friburgo teve início em março de 2023, através das escutas territoriais do projeto Fala Cultura. Com a abertura da consulta pública em abril, mais de 150 respostas foram recebidas. Na sequência, logo no mês de maio, aconteceram as escutas setoriais, com o plano de ação aprovado em junho. Os editais foram abertos em setembro de 2023, onde foram recebidas, no total, 128 inscrições, sendo 44 de audiovisual e 84 do Setor Criativo.

O resultado final contemplou 34 produções de Audiovisual (R$ 1.094.539,61 em recursos) e  50 projetos do Setor Criativo (R$ 434.459,42 em recursos), totalizando R$1.528.999,03 em investimentos através da Lei Paulo Gustavo no Município. Todos os contemplados já receberam os recursos e os projetos já estão acontecendo.

Na reinauguração do Teatro Municipal, por exemplo, aconteceram apresentações teatrais e musicais de artistas friburguenses contemplados pela Lei Paulo Gustavo. Outras ações do setor criativo estão em andamento em praças, nas ruas, espaços públicos de bairros e distritos, e também na Oficina Escola de Artes, Usina Energisa, dentre outros locais.

Grande parte das apresentações e oficinas contempladas pela Lei Paulo Gustavo são gratuitas e recebem total apoio da Prefeitura. Acompanhe o Instagram da Secretaria Municipal de Cultura e fique por dentro das apresentações previstas para os próximos dias.