PREFEITURA DE NOVA FRIBURGO UNE INSTITUIÇÕES PARA ATUAÇÃO DE POLÍTICAS PÚBLICAS NAS ESCOLAS

Publicado em: 02/02/2024 17:08 | Fonte/Agência: Secom/PMNF - Eloir Perdigão

O “Programa Valores para a Vida” foi instituído pela Prefeitura de Nova Friburgo através de decreto assinado pelo prefeito Johnny Maycon nesta quinta-feira, 1º de fevereiro. O objetivo é a integração sistêmica, permanente e estratégica entre as secretarias municipais e instituições públicas e privadas parceiras para atuação de políticas públicas, nas unidades escolares da rede municipal de Educação. O público-alvo são crianças e adolescentes, estudantes regulares da rede municipal de Educação. A execução e o planejamento deste programa inclui o uso dos equipamentos da Educação para esporte, cultura, lazer, saúde, assistência social, segurança, prevenção às drogas e promoção dos direitos humanos pela comunidade escolar, a fim de que haja provimento de atividades para a criança, o adolescente, o jovem e o idoso.

As secretarias municipais, atinentes as áreas a serem desenvolvidas pelo “Programa Valores para a Vida” poderão alinhar com a Secretaria Municipal de Educação (SME) o planejamento das ações, metas e cronogramas, a fim de garantir a execução das políticas públicas propiciando o trabalho em rede.

Pelo decreto, o prefeito Johnny Maycon autoriza a Secretaria Municipal de Educação a firmar parcerias entre os setores público e privado para a realização conjunta deste programa. A SME deverá elaborar diretrizes dos projetos para o “Programa Valores para a Vida”, podendo ter a participação de entidades públicas e/ou privadas com temas previstos na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), distribuídos em seis macroáreas temáticas: Meio Ambiente – educação ambiental e para o consumo; Economia – trabalho, educação financeira e empreendedora e educação fiscal; Saúde – saúde e educação alimentar e nutricional; Cidadania e Civismo – vida familiar e social, educação para o trânsito, educação em direitos humanos, direitos da criança e do adolescente e processo de envelhecimento, respeito e valorização do idoso; Multiculturalismo – diversidade cultural e educação para valorização do multiculturalismo nas matrizes históricas e culturais brasileiras; e Ciência e Tecnologia – ciência e tecnologia.

O decreto prevê que outras temáticas podem ser propostas pelo programa para desenvolver o senso crítico dos alunos, ampliar o repertório de conhecimentos; fomentar o diálogo e o debate entre eles; trabalhar a empatia e a tolerância e desenvolver a criatividade e a autonomia.

O decreto cita ainda que as ações a serem implementadas pelo “Programa Valores para a Vida” devem priorizar as comunidades identificadas como socialmente mais vulneráveis.