NOVEMBRO AZUL DESTACA A IMPORTÂNCIA DA SAÚDE DO HOMEM

 

Publicado em: 01/11/2023 17:26 | Fonte/Agência: Secom/PMNF - Gabriela Gouvêa

Whatsapp

 

NOVEMBRO AZUL DESTACA A IMPORTÂNCIA DA SAÚDE DO HOMEM

O mês de novembro é dedicado à saúde do homem e a importância desse assunto ser debatido. O ‘’Novembro Azul’’ é uma campanha que tem como objetivo chamar atenção para o assunto, levantando a necessidade do diagnóstico precoce de doenças como o câncer de próstata, que é a segunda enfermidade que mais mata homens no mundo.

São utilizados para a investigação diagnóstica do câncer de próstata o PSA, que é um tipo de exame de sangue, e o toque retal. Um dos meios de prevenir a doença é manter uma vida saudável, com alimentação equilibrada, hidratação constante e realização de atividades físicas, evitando uso de bebidas alcoólicas e de cigarro. 

A idade é o principal fator de risco, já que a incidência é maior em homens com mais de 60 anos. Estima-se que até 2025, 71.730 haja novos casos no país, segundo o Ministério da Saúde e o Instituto Nacional de Câncer (INCA). Por isso é importante que os rapazes continuem atentos aos seus corpos e procure um profissional regularmente para manter os seus exames em dia.


Imagens