APÓS PROCESSO DE DESINSTITUCIONALIZAÇÃO, CLÍNICA SANTA LÚCIA TEM PORTAS FECHADAS

 

Publicado em: 31/10/2023 17:39 | Fonte/Agência: Secom/PMNF - Gabriela Gouvêa

Whatsapp

 

APÓS PROCESSO DE DESINSTITUCIONALIZAÇÃO, CLÍNICA SANTA LÚCIA TEM PORTAS FECHADAS

O dia 31 de outubro de 2023 marca o fechamento das portas do manicômio friburguense. Nesta terça-feira a Clínica Santa Lúcia, que foi assumida pelo município em 2022, após recomendação do Ministério Público, tem suas portas fechadas definitivamente. 

A cerimônia que marcou a liberdade daqueles que por tantos anos viveram ali aprisionados em uma política manicomial, contou com a presença do prefeito Johnny Maycon,  primeira-dama, Lorrayne Ribeiro, secretária municipal de Saúde, Nicole Cipriano, subsecretário de Atenção Hospitalar, Leslie Moura, gerente de Saúde Mental, Sandia Tozato, as promotoras de Justiça Sheila Vargas e Cláudia Condack, e representantes da Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro, da Procuradoria-Geral do Município e da rede de atenção psicossocial. 

Dezenas de balões foram soltos em simbologia aos 118 pacientes que estavam institucionalizados. Com o devido acompanhamento, todos eles foram encaminhados para tratamento específico, seja através das Residências Terapêuticas (RTs) ou os Centros de Atenção Psicossocial (Caps), em Nova Friburgo ou suas cidades de origem. Este passo foi possível em decorrência da inauguração de mais três RTs realizada pela prefeitura na última segunda, 30. 

O processo de desinstitucionalização segue a lei 10.216/2001 e foi iniciado pela Secretaria Municipal de Saúde em 4 de abril de 2022, sendo a última internação no final de 2021. Agora, com um olhar direcionado para o futuro, o objetivo é inserir os pacientes na sociedade dentro das condições possíveis de cada um, de forma humanizada, sem deixar de oferecer assistência em saúde.


Imagens