PREFEITURA INAUGURA MAIS TRÊS RESIDÊNCIAS TERAPÊUTICAS

Publicado em: 30/10/2023 15:13 | Fonte/Agência: Secom/PMNF - Gabriela Gouvêa

PREFEITURA INAUGURA MAIS TRÊS RESIDÊNCIAS TERAPÊUTICAS

Nesta segunda-feira, 30, Nova Friburgo dá mais um passo importante na luta antimanicomial. A Prefeitura inaugurou mais três residências terapêuticas, sendo duas em um imóvel na Chácara do Paraíso e outra no bairro Lagoinha. Ao todo, 21 internos que estavam na Clínica Santa Lúcia passaram a residir nessas novas moradias.

As residências terapêuticas são espaços que acolhem pessoas que estavam institucionalizadas ou pacientes que demandam desse tipo de assistência. Essas são casas localizadas em espaços urbanos, que visam a reintegração em sociedade e possuem atendimento médico e acompanhamento 24 horas de profissionais de saúde, como enfermeiro, técnicos de enfermagem e acompanhantes terapêuticos.  Amplas e muito confortáveis, elas foram provenientes do processo número 0001122-69.2010.5.01.0511 movido pelo Ministério Público do Trabalho (MPT).

As RTs inauguradas possuem salas de estar, cozinhas, quartos, banheiro, espaço de lazer e jardim. Neste ambiente todos os pacientes convivem em espaços mútuos, como uma casa, realmente. Eles ainda recebem uma verba do governo federal que possibilita o custeio de bens individuais que são necessários e indispensáveis no dia a dia, como itens de higiene pessoal, por exemplo.

A primeira residência friburguense foi inaugurada em dezembro de 2022 e o Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) 3, com atendimento 24 horas, inaugurado no início deste ano, possibilitaram a estruturação da rede de atenção psicossocial, que agora está ainda mais fortalecida com essas três RTs. Nesta semana, com todos os internos saindo da Clínica Santa Lúcia, o antigo manicômio será definitivamente fechado, seguindo a lei antimanicomial.