NOVA FRIBURGO TERÁ 1ª CONFERÊNCIA MUNICIPAL DOS DIREITOS DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA

Publicado em: 25/10/2023 17:46 | Fonte/Agência: Ssecom/PMNF - Priscila de Lima

O Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência (COMPcD-NF), em parceria com a Secretaria de Assistência Social, Direitos Humanos, Trabalho e Políticas Públicas para a Juventude, realizará nos dias 30 e 31 de outubro a 1ª Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência de Nova Friburgo, um marco para a cidade no que tange a acessibilidade e a inclusão de pessoas com deficiência. A conferência acontecerá das 8h às 17h, na Casa dos Pobres São Vicente de Paulo (na Rua General Osório, 377 - Centro).

Por conta da pandemia do COVID-19, as conferências que ocorreriam em 2020 foram adiadas. Neste ano, o CONADE convocou a V Conferência Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência e definiu, em seu Caderno de Orientações, que as conferências municipais deveriam ser realizadas até o mês de outubro de 2023, ficando as estaduais, distrital e nacional para 2024.

O tema nacional “Cenário Atual e Futuro na Implementação dos Direitos da Pessoa com Deficiência: construindo um Brasil mais inclusivo” deve ter os debates estruturados acerca dos cinco eixos temáticos, sendo: I - Estratégias para manter e aprimorar o controle social assegurando a participação das pessoas com deficiência; II - Garantia do acesso das pessoas com deficiência às políticas públicas e avaliação biopsicossocial unificada; III - Financiamento da promoção de direitos da pessoa com deficiência; IV - Cidadania e Acessibilidade; e V - Os desafios para a comunicação universal, utilizando-se os subeixos como norteadores.

O processo conferencial tem grande relevância, dado o seu papel fundamental na construção, implementação e promoção das políticas públicas, tendo como compromisso e finalidade a ampla participação social, garantindo o protagonismo das pessoas com deficiência no mapeamento e elaboração de estratégias para combater as desigualdades e todos os tipos de discriminação.

Se você é uma pessoa com deficiência, familiar, representante de instituição, conselho de direitos  ou do governo, profissional, ou simplesmente quer viver numa cidade mais acessível, inclusiva e que ofereça oportunidades iguais para todos os seus cidadãos, venha contribuir e participar da discussão e articulação de propostas, estratégias e diretrizes para as políticas públicas relativas aos direitos da pessoa com deficiência e sua inclusão na sociedade.

O evento conta com o apoio do CEFET/RJ campus Nova Friburgo, Programa CELi - Centro de Educação e Linguagens, Casa dos Pobres São Vicente de Paulo, Projeto Olhos Meus - o olhar que inclui, NAPNE/NF Núcleo de Apoio às Pessoas com Necessidades Específicas, Oxo Pack do Brasil, Frente Parlamentar dos Direitos da Pessoa com Deficiência e Doença Rara de Nova Friburgo e Grupo SAF.

Audiodescrição da imagem do cabeçalho: banner horizontal de fundo bege. À esquerda, em letras brancas, dentro de tarjas parcialmente sobrepostas, nas cores azul, laranja e vermelho “1ª Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência de Nova Friburgo”. Abaixo, em preto, o tema: Cenário Atual e Futuro na Implementação dos Direitos da Pessoa com Deficiência - Construindo um Brasil mais Inclusivo. À direita, dentro de mancha alaranjada, em branco, as informações do evento: datas 30 e 31 de outubro de 2023. Horários: 1º dia: das 08h00 às 17h00 e 2º dia: das 09h00 às 18h00. Local: Casa dos Pobres São Vicente de Paulo, localizado à Rua General Osório, nº 377 - Centro, Nova Friburgo/RJ. Ao lado, o logotipo do evento. No rodapé, marcas dos realizadores: Governo Federal, Prefeitura de Nova Friburgo, Secretaria Municipal de Assistência Social, Direitos Humanos, Trabalho e Políticas Públicas para a Juventude e COMPcD-NF.