EQUIPE “AMIGAS DO VÔLEI” RECEBE APOIO DA PREFEITURA PARA REALIZAR TREINOS E PARTICIPAR DE COMPETIÇÕES

Publicado em: 25/10/2023 16:23 | Fonte/Agência: Ssecom/PMNF - Priscila de Lima

EQUIPE AMIGAS DO VÔLEI RECEBE APOIO DA PREFEITURA PARA REALIZAR TREINOS E PARTICIPAR DE COMPETIÇÕES

Em 2021, logo após o período em que a pandemia foi se flexibilizando, um grupo de mulheres de Nova Friburgo começou a se reunir para praticar vôlei como uma forma de saírem do sedentarismo e terem um apoio, já que aquele tinha sido um período delicado e muitas pessoas estavam desenvolvendo problemas psicológicos e/ou físicos como depressão, ansiedade, dificuldade de mobilidade, ganho de peso, entre outros. O vôlei se tornou uma terapia e foi aí que surgiu a equipe Amigas do Vôlei.

Hoje a equipe, idealizada e fundada por Marcilenia Marques, é treinada pelo técnico Nilton Sousa Senra e formada por um grupo de 22 jogadoras, com idades entre 35 e 60 anos. E essa história de sororidade, superação e amor pelo esporte vem ganhando novos capítulos. Atualmente, a equipe conta com o apoio da Prefeitura de Nova Friburgo, através da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer, que disponibiliza um espaço para treinamento e já apoiou algumas vezes com transporte como, por exemplo, para o próximo campeonato nacional em novembro.

"Amigas do Vôlei é  uma equipe local composta por mulheres de todas as  classes sociais e o apoio do poder público é vital para a nossa permanência. Sabemos que a prática de atividades esportivas e físicas tem que ser estimulada em todas as etapas da vida. Acreditamos que o poder público, pela própria natureza do seu ofício, que é o de cuidar da sua população, deve ser o primeiro e principal provedor dessas práticas”, destacou  Deiva Teixeira, responsável pela comunicação da equipe.

O grupo já participou de diversos torneios e amistosos locais e intermunicipais, assim como do Campeonato Nacional de Vôlei Master em Saquarema, no CT da Confederação Brasileira de Voleibol, que é o mais importante Campeonato de Vôlei Master do Brasil.

“Somos uma equipe amadora, mas que tem amor pelo esporte. Treinamos quatro vezes por semana, geralmente das 18h às 20h. Estamos sempre convidando mulheres para conhecerem o grupo, participando de uma aula experimental, e geralmente elas se integram à equipe. É o nosso momento de alegria, confraternização e calor humano. A ideia é essa, que o vôlei seja a nossa terapia”,  ressaltou Deiva.

Para o secretário municipal de Esportes e Lazer, João Victor Duarte, esta parceria com equipes de vôlei do município é fundamental para se obter bons resultados. ''Nova Friburgo é um grande celeiro de vôlei, temos diversas equipes utilizando nossos equipamentos e que contam com o auxílio de transporte. Entendemos a importância de fomentar essa modalidade que tanto nos orgulha”, salientou o secretário. Ele finalizou dizendo: “Aproveito para parabenizar a equipe Amigas do Vôlei por todo o esforço e dedicação, estendendo os votos às demais equipes de vôlei do nosso município''.