PREFEITURA TEM NOVO CONTRATO PARA A CASTRAÇÃO DE ANIMAIS

Publicado em: 23/10/2023 17:24 | Fonte/Agência: Ssecom/PMNF - Priscila de Lima

PREFEITURA TEM NOVO CONTRATO PARA A CASTRAÇÃO DE ANIMAIS

No último dia 16, o prefeito Johnny Maycon assinou um novo contrato para a castração de cães e gatos. A novidade desta vez é a microchipagem que será realizada a cada castração para que os animais possam ser monitorar. Em Nova Friburgo, além das castrações de animais tutelados, as castrações também são realizadas em animais errantes (aqueles que vivem nas ruas).

“Neste ano inovamos e evoluímos, pois licitamos 2400 castrações nos moldes anteriores só que com um aditivo. Agora a castração será munida de chipagem o que faz parte de uma política pública de combate ao abandono e maus tratos” - destacou a subsecretária do Bem Estar Animal, Elisângela Rodrigues.

O município de Nova Friburgo no ano de 2022 iniciou o programa de castração próprio realizando 1200 castrações, sendo pioneiro na região em realizar o protocolo CED, que consiste na captura, esterilização e devolução com pós-operatório na clínica para animais errantes. Até o momento, através de ações próprias e em conjunto com o Governo do Estado, já foram realizadas mais de 5.200 castrações no município.

Para participar do programa de castração, o responsável ou protetor deve ir até a Ssubea, de segunda a sexta, das 9h às 17h, munido de cópia de RG, CPF, comprovante de residência (por se tratar de um programa municipal) e comprovante de renda. No caso de dúvidas, basta ligar para 2525-9111. “Somente com a castração conseguiremos combater o abandono” – enfatizou Elisângela Rodrigues.