ELEIÇÃO DO CONSELHO TUTELAR SERÁ EM 1º DE OUTUBRO

Publicado em: 13/09/2023 19:17 | Fonte/Agência: Ssecom/PMNF - Eloir Perdigão

ELEIÇÃO DO CONSELHO TUTELAR SERÁ EM 1º DE OUTUBRO

Vinte e um candidatos estão concorrendo à eleição para as dez vagas dos dois Conselhos Tutelares de Nova Friburgo (cada um com cinco conselheiros), marcada para o dia 1º de outubro próximo. O processo está sendo conduzido pela professora Roseni de Almeida Silva, presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente. A apuração será no mesmo dia e a posse está prevista para o dia 10 de janeiro de 2024.

A campanha foi inciada no dia 10 de agosto e se encerra em 30 de setembro próximo, véspera da eleição, aberta a todos os eleitores que, no entanto, devem estar atentos, pois nem todas as seções estarão funcionando como nas eleições do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), mas os eleitores poderão votar nas urnas eletrônicas - uma novidade nessa eleição -, cedidas pelo TRE. Serão disponibilizadas 27 urnas, alocadas em 19 locais.

O QUE FAZ UM CONSELHEIRO – O conselheiro tutelar atua diretamente com a criança e o adolescente, principalmente quando têm os direitos violados. Em qualquer suspeita de violação dos direitos da criança e do adolescente o Conselho Tutelar deve ser acionado.

O Conselho Tutelar tem legislação própria determinada pelo Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e a cada cem mil habitantes o município tem cinco conselheiros. E desde 2019, Nova Friburgo tem seu segundo Conselho Tutelar, com cinco conselheiros cada um. Um funciona no Centro e outro no distrito de Conselheiro Paulino. Também há suplentes. Serão eleitos dez conselheiros e os demais candidatos ficarão como suplentes.

A eleição será realizada no dia 1º de outubro, no horário das 8h às 17h. Roseni salienta que todo eleitor pode procurar saber onde vai votar e exercer seu voto, que é facultativo, não é obrigatório. “Essa eleição é muito importante, pois vamos eleger as pessoas que vão cuidar das crianças e adolescentes, principalmente aquelas vítimas de violência”, encerra Roseni.

CONFIRA OS CANDIDATOS E SEUS NÚMEROS – 10 - KEVIN THURLER; 11 - RAQUEL STELET; 12 - ANA LETÍCIA AMORIM; 13 - ELIZANGELA RODRIGUES; 14 - MARCIA DE ANDRADE; 15 - KATHIANE PEIXOTO; 16 – GASPAR; 18 - TIA GABI; 20 - CINTHIA LOPES; 21 - ANDRÉ HENRY;  22 - NATHÁLIA PALQUINHO; 23 - CLÁUDIA CARVALHO; 24 - BABI PLÁCIDO; 25 - PROFESSORA LIDIANE; 31 - PRISCILA MARTINS; 33 - AMANDA SALGADO; 40 - JEFFERSON PACHECO; 50 - JOSI DUARTE; 55 – LORRAINE; 72 – PAULA COMBAT; E 77 - KETTELLENN MACHADO.

A lista dos candidatos também pode ser acessada no site da Prefeitura de Nova Friburgo, bem como os locais de votação.