ATENÇÃO BÁSICA PARTICIPA DE CAPACITAÇÃO SOBRE DESCENTRALIZAÇÃO DO TRATAMENTO DE TUBERCULOSE NA REDE DE SAÚDE

Publicado em: 12/09/2023 17:28 | Fonte/Agência: Secom/PMNF - Gabriela Gouvêa

Nesta terça-feira, 12, os médicos e enfermeiros da Atenção Básica da Secretaria Municipal de Saúde participaram de uma capacitação sobre tuberculose, que foi promovida pela Área Técnica de Educação Permanente e a Subsecretaria de Vigilância em Saúde, na Câmara Municipal de Vereadores de Nova Friburgo.

Os objetivos foram atualizar as informações acerca das condutas em casos de pacientes com tuberculose, realizar a orientação do fluxograma para o tratamento e conscientizar os profissionais da ponta sobre a prevenção da doença. Desta forma, ocorre uma descentralização da assistência, que é realizada pelo programa responsável, mas que, com a capacitação, permite a ampliação da acessibilidade para a população.

O que é tuberculose?

Essa é uma doença infecciosa que afeta os pulmões, mas podendo acometer outros órgãos. As bactérias que causam a tuberculose podem ser transmitidas através do espirro ou da tosse e a maioria das pessoas com a enfermidade não apresentam sintomas, o que pode aumentar a proliferação. Para integrar o programa é necessário ter o encaminhamento médico e levá-lo na Unidade Básica de Saúde do Suspiro, de segunda a sexta-feira, das 8 às 13 horas, para iniciar o tratamento.