NOVA FRIBURGO É SELECIONADA EM MAIS UMA ETAPA PARA PROJETO DE DESENVOLVIMENTO URBANO DO MINISTÉRIO DAS CIDADES

Publicado em: 04/09/2023 17:54 | Fonte/Agência: Secom/PMNF - Priscila de Lima

Após participar de mais uma etapa de seleção com outros onze municípios no âmbito federal, Nova Friburgo foi uma das seis cidades selecionadas para participar do Projeto Desenvolvimento Urbano Sustentável (DUS), da Cooperação Brasil-Alemanha.

Nesta etapa foram escolhidos os seis municípios que irão avançar no desenvolvimento de projetos de Desenvolvimento Urbano Integrado, inclusivo e resiliente ao clima. Além de Nova Friburgo, seguirão para a próxima fase os municípios de Canaã dos Carajós (PA), Fortaleza (CE), Palmas (TO), Santo André (SP) e Uberaba (MG).

As cidades selecionadas apresentaram projetos distintos e Nova Friburgo se destacou na sua categoria, com o melhor projeto do estado do Rio de Janeiro, com o Projeto Integrado de Desenvolvimento Urbano Sustentável em área suscetível à ocorrência de desastres, com diagnóstico e proposta de requalificação urbana e ambiental da vila-sede do distrito de Riograndina.

Inicialmente, as propostas foram avaliadas por diversidade territorial, diversidade de temas, diversidade de biomas e de macrorregiões. Ao todo, 170 municípios brasileiros participaram do edital do Ministério das Cidades. O processo de seleção foi fruto de parceria entre o Ministério das Cidades e a Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ) GmbH, com recursos do Ministério Federal da Cooperação Econômica e do Desenvolvimento (BMZ) da Alemanha.