SETEMBRO AMARELO: SE PRECISAR, PEÇA AJUDA!

Publicado em: 01/09/2023 17:02 | Fonte/Agência: Ssecom/PMNF - Gabriela Gouvêa

SETEMBRO AMARELO: SE PRECISAR, PEÇA AJUDA!

A campanha ‘’Setembro Amarelo’’ tem como objetivo a prevenção ao suicídio, colocando em foco pautas necessárias e importantes, alertando e conscientizando toda a população acerca do tema.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), entre os jovens de 15 e 29 anos o suicídio foi a quarta causa de morte mais ocorrida em todo o mundo, ficando atrás de acidentes de trânsito, tuberculose e violência interpessoal. Os dados do Ministério da Saúde mostram que, no Brasil, 12,6% por cada 100 mil homens, em comparação com 5,4% por cada 100 mil mulheres, morrem devido ao suicídio.

Em 2023, o tema da campanha é ‘’Se precisar, peça ajuda!’’. Quebrando o assunto que ainda é visto como tabu, neste ano as ações são voltadas para a importância do debate do tema, alcançando mais pessoas, ampliando a informação e aumentando essa rede de apoio a quem precisa.

A Secretaria Municipal de Saúde da Prefeitura de Nova Friburgo divulgará na próxima semana as ações a serem realizadas durante este mês.