SERVIDORES DA DEFESA CIVIL DE NOVA FRIBURGO PARTICIPAM DE CURSOS DE CAPACITAÇÃO

Publicado em: 30/08/2023 15:55 | Fonte/Agência: Secom/PMNF - Eloir Perdigão

SERVIDORES DA DEFESA CIVIL DE NOVA FRIBURGO PARTICIPAM DE CURSOS DE CAPACITAÇÃO

Nos últimos meses de junho e julho servidores lotados na Secretaria de Defesa Civil de Nova Friburgo participaram de cursos de capacitação visando melhor atendimento à comunidade, notadamente por ocasião de situações de emergência.

O I Fórum Intermunicipal de Proteção e Defesa Civil foi realizado no dia 28 de junho passado no Centro de Operações e Resiliência Rio. De Nova Friburgo participaram o tenente bombeiro e coordenador operacional da Defesa Civil, Luciano Luiz da Silva; o subtenente bombeiro Jailton Schumaker Inácio, coordenador de Monitoramento, Alerta e Alarme; Luiz Gustavo de Oliveira Martins, engenheiro civil e geotécnico; e o agente Gabriel Campos Fortuna.

Também foi realizado o curso especializado para condutores de veículos de emergência, no período de de 5 a 20 de julho. Foram quatro módulos – relacionamento interpessoal, direção defensiva, legislação de trânsito e noções de primeiros socorros – que contou com a participação dos agentes de Defesa Civil, Marcelo Coutinho Ferreira e Filipe Garcia Almeida, nas novas instalações do Sest Senat, em Nova Friburgo.

Outro curso realizado foi o de extensão universitária “Logística aplicada em desastres e operações humanitárias”, ministrado na Fatec Professora Jessen Vidal, em São José dos Campos, nos dias 25 e 26 de julho passado, com carga horária de 20 horas. O certificado foi assinado pelo diretor da unidade, professor doutor Luiz Antonio Tozi. Participaram do curso o subsecretário de Defesa Civil, Luís António Ferreira Couto, e o agente Luiz Carlos Pereira de Freitas.

E na Escola de Defesa Civil (EsDEC), na cidade do Rio de Janeiro, foi ministrado no dia 29 de julho o curso de georreferenciamento aplicado à Defesa Civil, em parceria com a Léo S. Camargo. Participaram deste curso, além do coordenador Luciano, os engenheiros civis Luiz Gustavo de Oliveira Martins e Anderson da Silva Nideck.