Publicado em: 24/04/2023 17:34 | Fonte/Agência: Ssecom/PMNF - Priscila de Lima

MUNICÍPIO DE NOVA FRIBURGO É SELECIONADO PARA PRIMEIRA FASE DO PROJETO DE DESENVOLVIMENTO URBANO DO MINISTÉRIO DAS CIDADES

O Ministério das Cidades divulgou na quarta-feira, 19, a relação dos 12 municípios selecionados para participarem do Projeto Desenvolvimento Urbano Sustentável (DUS), da Cooperação Brasil-Alemanha. Entre os 170 municípios brasileiros que participaram do edital do Ministério das Cidades, Nova Friburgo foi selecionado com o Projeto Integrado de Desenvolvimento Urbano Sustentável em área suscetível à ocorrência de desastres, com diagnóstico e proposta de requalificação urbana e ambiental da vila-sede do distrito de Riograndina.

O escopo da proposta prevê: mapeamento e classificação de áreas de risco de movimentos de massa e de inundação e identificação de potenciais intervenções estruturais e não estruturais para mitigação dos riscos; identificação de ocupações irregulares e projeto de regularização fundiária; mapeamento de áreas potenciais para implantação de novos equipamentos de infraestrutura urbana e comunitários: áreas verdes e de lazer, saúde e educação, sistemas de esgoto e de drenagem pluvial e provisões habitacionais de interesse social; identificação dos problemas relacionados à acessibilidade e mobilidade urbanas, com atenção especial à segurança de mulheres, idosos, crianças e pessoas portadoras de deficiência; qualificação de áreas públicas e proposta de sistema de transporte não motorizado, intra-distrital e de ligação com localidades vizinhas (ciclovias); e requalificação do patrimônio histórico da antiga estação ferroviária para incentivar o turismo cultural e sustentável no distrito.

As propostas foram avaliadas por diversidade territorial, diversidade de temas, diversidade de biomas e de macrorregiões. Essa iniciativa é a primeira fase do Projeto Desenvolvimento Urbano Sustentável (DUS) em colaboração com entes municipais. O processo de seleção de municípios é fruto de parceria entre o Ministério das Cidades e a Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ) GmbH, com recursos do Ministério Federal da Cooperação Econômica e do Desenvolvimento (BMZ) da Alemanha.

Agora os projetos dos 12 municípios selecionados entrarão em um processo de aprimoramento e adequação para possíveis fontes de financiamento. No segundo semestre do ano, seis cidades serão selecionadas para serem parceiras do Projeto DUS e desenvolverem suas propostas em um projeto concreto de Desenvolvimento Urbano Integrado.

“Essa notícia é mais uma conquista da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano Sustentável, através da Subsecretária de Planejamento Urbano que tem trabalhado incansavelmente para a organização de nosso território. Através desse projeto o distrito de Riograndina ganha um protagonismo merecido. Penso que essa vitória é de todos nós friburguenses” - enfatizou a secretária da pasta, Andrea Duque Estrada.