PREFEITURA DE NOVA FRIBURGO INICIA PROCESSO DE DESAPROPRIAÇÃO DO ANTIGO CASARÃO DA DELEGACIA, NA VILA AMÉLIA

Publicado em: 09/03/2023 18:49 | Fonte/Agência: Ssecom/PMNF - Fernando Moreira

A Prefeitura de Nova Friburgo publicou o Decreto Nº 2.042, na edição desta quinta-feira, 9 de março, do Diário Oficial Eletrônico do Município, que declara de utilidade pública, para fins de desapropriação, o imóvel situado à Rua Vereador Geraldo Pinheiro, Nº 79, no bairro Vila Amélia. O imóvel em questão trata-se do casarão que abrigou a 151ª Delegacia de Polícia Civil durante muitos anos.

O referido imóvel é de propriedade da Associação Friburguense de Amigos e Pais do Educando (Afape) e conta com área total de 2.669,00 metros quadrados, e foi avaliado em  R$ 1.188.000,00 pela Comissão Permanente de Avaliação Administrativa de Imóveis do Município de Nova Friburgo. As despesas necessárias à efetivação da desapropriação correrão por conta de recursos da Fundação Dom João VI.

A declaração de utilidade pública objetiva a desapropriação do imóvel, que é tombado pelo patrimônio histórico municipal, para fins culturais. O projeto é preservar parte importante da arquitetura e da história intrínsecas no centenário Casarão, destinando o imóvel para atendimentos das demandas culturais da Municipalidade, as quais serão detalhadas pela Administração Municipal em breve.