ESCOLA MUNICIPAL PADRE RAFAEL CONSTRÓI HORTA SUSTENTÁVEL E PARQUINHO ECOLÓGICO

Publicado em: 08/03/2023 16:28 | Fonte/Agência: Ssecom/PMNF - Ana Clara Gravino

ESCOLA MUNICIPAL PADRE RAFAEL CONSTRÓI HORTA SUSTENTÁVEL E PARQUINHO ECOLÓGICO

Alunos do Centro Municipal de Educação e Saúde Padre Rafael, localizado no bairro Cordoeira e vinculado à Secretaria Municipal de Educação, participaram da construção de uma horta sustentável e parquinho ecológico na sede da unidade escolar, durante a manhã desta quarta-feira, 8 de março. A ação em prol da educação ambiental, visando uma comunidade escolar mais sustentável e segura, é uma parceria com o grupo Off Grid e Fazenda Eco Caminhos.

O projeto sustentável tem como participantes alunos do maternal III, do 5° ano do ensino fundamental e equipe escolar. A ação surgiu há um ano com o processo de compostagem, no qual resíduos alimentícios são transformados em adubo. Dando continuidade ao programa, estudantes e parceiros construíram uma horta ambiental na parte externa da Unidade Escolar, onde as sementes foram plantadas e cultivadas. Até o momento já foram colhidos pelos quase 200 alunos, alimentos como beterraba, cenoura, alface, rúcula, jiló, berinjela e outros legumes e verduras que são usados na alimentação diária na Escola.

Esta semana, o Centro Municipal de Educação e Saúde Padre Rafael está recebendo a visita de sete estudantes canadenses, que também abraçaram a causa construindo, no mesmo local da horta sustentável, um parquinho ecológico para as crianças. Além disso, o intercâmbio cultural rendeu aos alunos da rede municipal, aulas dinâmicas de inglês e francês.

“Estou muito feliz de estar aqui, uma cultura nova, pessoas diferentes. Estamos aprendendo bastante. Esta é uma oportunidade grande de aprender sobre pessoas, encontro com pessoas e sobre agroflorestas”, afirmou a estudante Canadense, Alexandra Savard.

Outro destaque é sobre a captação de 20.000 litros de água de chuva no local. O objetivo da horta escolar sustentável é de integrar o aprendizado dos alunos, unindo a teoria e a prática sobre sustentabilidade, alimentação saudável, produtos orgânicos e o próprio cultivo de legumes, ampliando a visão de mundo das crianças.

“Está sendo muito gratificante trabalharmos esta ação de educação ambiental com nossas crianças. O trabalho é voltado para a segurança alimentar, alimentação e toda a parte de conscientização socioambiental nos alunos, que requer responsabilidade na atuação do ser humano sobre a natureza e diminuição do desperdício. A partir deste projeto, foram desenvolvidos novos hábitos na nossa Escola”, destacou a diretora do Centro Municipal de Educação e Saúde Padre Rafael, Tatiana Beltrão.

A manutenção da horta sustentável do Centro Municipal Padre Rafael é realizada semanalmente pelos próprios alunos e parceiros, visando diminuir os impactos e melhorando as condições de vida no planeta.