CONCERTO NO SÁBADO NA PRAÇA DERMEVAL BARBOSA MOREIRA MARCA OS 160 ANOS DA BANDA EUTERPE FRIBURGUENSE

Publicado em: 07/03/2023 15:54 | Fonte/Agência: Secom/PMNF - Eloir Perdigão

A Sociedade Musical Beneficente Euterpe Friburguense completou 160 anos no dia 26 de fevereiro passado. No entanto, devido a data próxima ao carnaval, as comemorações foram adiadas para este sábado, 11 de março. O aniversário da “Centenária das Centenárias” será comemorado com um concerto às 18h, na Praça Dermeval Barbosa Moreira, em parceria com a Prefeitura de Nova Friburgo, por meio da Secretaria Municipal de Cultura.

A Banda Euterpe Friburguense é a “Mais Antiga Expressão Cultural” do município de Nova Friburgo em atividade ininterrupta, por 160 anos, tendo sido fundada em 26 de fevereiro de 1863. Reconhecida por ser de Utilidade Pública Municipal e Estadual, a sesquicentenária instituição ainda ostenta o título de Patrimônio Cultural Imaterial do Estado do Rio de Janeiro número 001, além da Medalha Tiradentes agraciada pela Alerj.

Além de agremiação musical, a instituição - desde a sua fundação – mantém a Escola de Música Samuel Antônio dos Santos (nome do maestro fundador), sendo o pioneiro curso profissionalizante do município, ainda hoje existente, através do qual é realizado um significativo trabalho de inclusão sociocultural e educacional, possibilitando aos jovens friburguenses o acesso à profissionalização por meio do ensino da música. Esse curso é inteiramente grátis.

Mantendo a tradição de ser atuante e parceira da vida social e cultural friburguense, a Euterpe esteve presente em todos os principais acontecimentos locais, desde quando Nova Friburgo era uma vila, ainda a completar seus 45 anos, fundada pelo rei de Portugal, Dom João VI, bem como na recepção ao então presidente da República, Getúlio Vargas, no dia 30 de maio de 1943, à Estação Leopoldina (atual sede de setores da Prefeitura de Nova Friburgo).

Outro momento histórico foi a participação da Banda Euterpe no comício de encerramento da campanha vitoriosa de Juscelino Kubitschek à presidência da república. Eleito, Juscelino tornou-se presidente de honra da Euterpe e sócio contribuinte até falecer em agosto de 1976.

Seu atual presidente é Paulo Benitez da Silva e o seu atual maestro é Nelson José da Silva Neto. Nelsinho, como é conhecido o regente, avisa que no sábado, 11, e no domingo, 12, cinco professores da UniRio estarão em Nova Friburgo ministrando aulas para os músicos e alunos. Eles tocarão junto com a banda no concerto do sábado.

CAMERATA FEMININA - A Camerata Feminina da Banda Euterpe foi fundada neste ano de 2023. Uma das realizações da agremiação no ano dos seus 160 anos, a camerata é formada por cinco musicistas - as flautistas Maria Manuela e Andreza Rodrigues; a clarinetista Yara Gomes; a saxofonista Ruana Freimann; e a trompista Gabriele Amaro.

Com amplo repertório de MPB e clássicos da música internacional, a Camerata Feminina representa toda a tradição da Banda Euterpe Friburguense, “A Mais Antiga Expressão Cultural de Nova Friburgo”, de maneira sublime e no excepcional talento das mulheres friburguenses.

A Camerata Feminina da Banda Euterpe Friburguense se apresenta nesta quarta-feira, 8, às 18h, na Estação Livre, integrando o programa do evento “Mulher é Arte”, organizado pela Secretaria de Cultura da Prefeitura de Nova Friburgo, comemorativo do Dia Internacional da Mulher.