CARNAVAL DE NOVA FRIBURGO GERA EMPREGOS TEMPORÁRIOS E MOVIMENTA MILHÕES NA ECONOMIA E FOMENTA O TURISMO

Publicado em: 23/02/2023 19:46 | Fonte/Agência: Ssecom/PMNF - Priscila de Lima

CARNAVAL DE NOVA FRIBURGO GERA EMPREGOS TEMPORÁRIOS E MOVIMENTA MILHÕES NA ECONOMIA, FOMENTANDO O TURISMO

Nova Friburgo fez história com o melhor Carnaval de todos os tempos. Com uma grande estrutura, a Prefeitura realizou um evento épico, com seis dias de folia, oferecendo atrações para todos os públicos, no Centro e distritos. Mas a boa notícia não para por aí. Além de ter arrastado friburguenses e visitantes para as ruas e oferecer muita diversão, o Carnaval movimentou a economia, atraiu turistas e gerou milhares de empregos temporários.

De acordo com dados da Secretaria Municipal de Turismo, a taxa de ocupação hoteleira no município chegou a 90%, sendo que em alguns estabelecimentos, todas as acomodações foram preenchidas.

Em relação àqueles que trabalharam diretamente no Carnaval, 130 seguranças privados e 25 bombeiros civis foram contratados. Nos postos médicos de atendimento emergencial, foram 10 contratados. Além disso, as equipes envolvidas com montagem da estrutura, incluindo som, iluminação, palcos, tendas, trio elétrico e banheiros contaram com aproximadamente 100 pessoas, além de todas as demais contratações indiretas para diversos setores no período.

Já as Escolas de Samba dos grupos A e Especial empregaram cerca de 2.750 pessoas que atuaram diretamente na produção, organização, confecção de fantasias, adereços e alegorias. Nas 38 barracas de comidas e bebidas, 160 pessoas trabalharam durante os seis dias de evento. A média de venda por barraca foi de R$40 mil, totalizando mais de R$1,5 milhão.

O Carnaval também teve um balanço positivo em relação à segurança. De acordo com a Polícia Militar, responsável pelo patrulhamento, o Carnaval ocorreu de forma amistosa e apenas um furto foi registrado pelos policiais que estavam nas ruas e contaram com o monitoramento do Programa Cidade Inteligente apoiando o policiamento. Já a Polícia Civil informou que os registros foram em decorrência de extravios de documentos e furtos de celulares, sem ocorrências com maior gravidade.

“Não ocorreram grandes brigas ou tumulto, nada que comprometesse a organização do Carnaval. Fizemos o aumento do plantão, mas não houve um volume expressivo de ocorrências. Por parte da Polícia Civil, a avaliação foi muito positiva” – destacou o delegado Henrique Pessoa, delegado da 151ª DP.

O maior Carnaval do interior do Brasil

A programação do Carnaval de Nova Friburgo começou na quinta-feira, dia 16, e seguiu até terça-feira, dia 21, e arrastou milhares de foliões pelas ruas nos desfiles das Escolas de Samba e Blocos de Embalo. Neste ano outras atrações fizeram do Carnaval friburguense ainda maior, como as Micaretas com trio elétrico e os shows com grandes nomes da música, assim como as apresentações de artistas locais nos palcos montados nas ruas Rua Monte Líbano e Oliveira Botelho. Os distritos de Lumiar, São Pedro da Serra e Amparo também receberam atrações exclusivas. Tudo isso garantiu o sucesso da folia em Nova Friburgo, cidade que faz o maior Carnaval do interior do Brasil. Em 2024 a festa promete ser ainda maior.