VIGILÂNCIA SANITÁRIA SEGUE DETERMINAÇÃO CAUTELAR DA ANVISA DE INTERDIÇÃO DE TODAS AS POMADAS CAPILARES

 

Publicado em: 10/02/2023 16:44 | Fonte/Agência: Ssecom/PMNF - Gabriela Gouvêa

Whatsapp

 

VIGILÂNCIA SANITÁRIA SEGUE DETERMINAÇÃO CAUTELAR DA ANVISA DE INTERDIÇÃO DE TODAS AS POMADAS CAPILARES

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) publicou na última quinta-feira, 9, uma resolução que determina a interdição das vendas de pomadas utilizadas para modelar e trançar cabelos em todo o país. Prontamente, a equipe da Vigilância Sanitária de Nova Friburgo acatou a decisão e continuará fiscalizando os estabelecimentos do município. 

Desde o início do ano a equipe da Secretaria Municipal de Saúde está realizando ações em cumprimento às determinações do órgão federal. Segundo a Anvisa, a decisão de proibição cautelar foi baseada nos riscos à saúde que o uso das pomadas acarreta. Dentre os efeitos indesejáveis relatados por algumas usuárias dos itens estão perda temporária da visão, forte ardência nos olhos, lacrimejamento intenso, coceira, vermelhidão, inchaço ocular e dor de cabeça. 

Até o momento, 50 produtos foram apreendidos em Nova Friburgo. O Ministério da Saúde orienta que os consumidores estejam atentos e que os profissionais de beleza não realizem o manuseio e o uso. Caso alguém flagre a venda irregular da mercadoria, basta denunciar pelo telefone (22) 2523-1958.