PREFEITURA INSTALA EQUIPAMENTO PARA FACILITAR IMPRESSÃO DOS BOLETOS DO IPTU

Publicado em: 09/02/2023 17:24 | Fonte/Agência: Secom/PMNF - Eloir Perdigão

PREFEITURA INSTALA EQUIPAMENTO PARA FACILITAR IMPRESSÃO DOS BOLETOS DO IPTU

A Prefeitura de Nova Friburgo, através da Secretaria Municipal de Finanças, Planejamento, Desenvolvimento Econômico e Gestão, instalou na última quarta-feira, 8, um toten para autoatendimento, com o objetivo principal de agilizar a impressão dos boletos do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU). Como explica Roberto Calvano do Amaral, subsecretário de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC), o equipamento visa eliminar ou diminuir as filas, comuns nesta época de impressão dos boletos do IPTU.

De acordo com Roberto, muitas vezes os contribuintes ficam dependentes do atendente e isso acaba gerando fila. Com essa novidade, os contribuintes que já têm o número do CPF ou da inscrição do imóvel e sabem lidar com o toten podem fazer o autoatendimento, imprimir e sair com o boleto do IPTU. “Assim, a pessoa não precisa enfrentar fila, é um processo mais ágil e o objetivo da prefeitura é justamente proporcionar essa agilidade na impressão do boleto do IPTU”. O subsecretário ainda salientou que, além disso, haverá sempre um atendente para dirimir dúvidas ou operar o equipamento, caso a pessoa não consiga manuseá-lo.

O toten está disponível no horário das 9h às 17h, de segunda a sexta-feira, na entrada do setor de atendimento da Secretaria de Finanças. Não há um prazo determinado para o funcionamento do toten. Até o dia 10 de março os contribuintes podem decidir se pagam a cota única ou a primeiro de dez parcelas do IPTU, porém, mesmo os que se dirigirem à Secretaria de Finanças após essa data poderão se valer do equipamento sem problemas. A impressão pode ser nas opções de cota única ou parcelado em dez vezes. “Esperamos que o toten agilize bastante o atendimento. Esse é o nosso objetivo”.

A impressão do boleto do foro ainda não está disponível no novo equipamento, mas a equipe do setor da TIC está buscando um formato para que o sistema também permita esse serviço. Nesse caso, os contribuintes ainda têm que se dirigir ao guichê de atendimento.

Um outro toten está sendo instalado para melhor orientação dos contribuintes na retirada das senhas para o atendimento.