​​​​​​​NOVEMBRO AZUL: SEM FILAS DE ESPERA PARA BIÓPSIA DE PRÓSTATA

Publicado em: 04/11/2022 12:42 | Fonte/Agência: Ssecom/PMNF - Gabriela Gouvêa

NOVEMBRO AZUL: SEM FILAS DE ESPERA PARA BIÓPSIA DE PRÓSTATA, ATENÇÃO BÁSICA CRIA CRONOGRAMA DE AÇÕES DE PREVENÇÃO

Durante este mês celebramos o Novembro Azul, campanha de prevenção e combate ao câncer de próstata, que é uma das doenças mais comuns nos homens, sendo a causa de morte de aproximadamente 28% da população masculina que desenvolve o tumor maligno.

Em Nova Friburgo, através da Secretaria Municipal de Saúde, há a realização de biópsia de próstata. Atualmente não há filas de espera no município, sendo assim, o procedimento está acessível para a população que possui o encaminhamento do SUS. Há a expectativa de que, em breve, a biópsia seja feita dentro do Hospital Municipal Raul Sertã, ampliando ainda mais as oportunidades do friburguense.

Somente o tratamento precoce proporciona a chance de 90% de cura. Diante disso, as equipes da Atenção Básica preparam um cronograma de ações de prevenção nos postos de saúde da cidade. As palestras e orientações acontecerão durante o mês nas Unidades Básicas de Saúde e nas Estratégias de Saúde da Família. Confira a seguir os dias e locais onde as atividades serão oferecidas:

05/11 - ESF Rio Bonito
11/11 - ESF Olaria I