PREFEITURA DE NOVA FRIBURGO REINAUGURA SALA DO EMPREENDEDOR

Publicado em: 18/08/2022 16:23 | Fonte/Agência: Ssecom/PMNF - Eloir Perdigão

PREFEITURA DE NOVA FRIBURGO REINAUGURA SALA DO EMPREENDEDOR

Na próxima terça-feira, dia 23, às 10h, a Prefeitura de Nova Friburgo promove a reinauguração da Sala do Empreendedor, em sua sede, na Avenida Alberto Braune, 225, no Centro. Com oito anos de atividades, o setor não acompanhou o desenvolvimento de salas semelhantes por todo o país e não estava mais prestando serviços considerados fundamentais para o desenvolvimento da cidade. A equipe também recebeu capacitação para a nova fase de trabalho.

De acordo com José Augusto Theodoro, subsecretário de Desenvolvimento da Secretaria de Finanças, o prefeito Johnny Maycon determinou ao secretário André Montechiari e sua equipe que a  Sala do Empreendedor fosse realmente um veículo que atendesse plenamente os microempreendedores individuais (MEI) e microempresas, porque atualmente a maior parte dos empregos gerados no país são ligados às microempresas. O primeiro passo foi a reaproximação com o Sebrae, detentor do projeto, e não fazia sentido ficar sem essa consultoria. Paralelamente foi providenciada a reestruturação física da sala, adequando o mobiliário ao bom atendimento e a implantação de novos serviços com entidades parceiras.

A nova Sala do Empreendedor da Prefeitura de Nova Friburgo passa a oferecer, através do Bradesco e Banco do Brasil, linhas de crédito especiais para o microempresário, capacitação para MEIs e microempresários, não apenas para a abertura da microempresa como também para seu desenvolvimento. “Mais importante do que abrir uma empresa rapidamente é dar estrutura para que ela permaneça aberta”, frisa Theodoro. Isso porque a maioria das empresas fecham com menos de dois anos de atividade. E a Secretaria Municipal de Desenvolvimento tem atuado para proporcionar ao microempresário a abertura de empresa com rapidez e desburocratização, capacitando o empreendedor para que ele tenha sucesso, que a empresa continue aberta, e que o MEI de hoje se torne uma microempresa, uma média empresa e assim por diante.

Os funcionários da Sala do Empreendedor também vão iniciar uma nova forma de trabalho. Para isso a capacitação da equipe é fundamental. Na última terça-feira, 16, os servidores estiveram na cidade do Rio de Janeiro e participaram do evento do Sebrae denominado “Caminhos para o desenvolvimento”, com a presença de prefeitos do Brasil inteiro que mostraram casos de sucesso em suas cidades.

Para a Prefeitura, a reinauguração da Sala do Empreendedor de Nova Friburgo é um marco, e vai mostrar à cidade que o setor começa a trabalhar de uma forma diferente, com capacitação da equipe a fim de que a sala volte a ter o prestígio de outrora, uma referência em nível regional e que assim Nova Friburgo recupere o destaque na questão do empreendedorismo.