CENSO 2022: PELA PRIMEIRA VEZ, DADOS SOBRE BAIRROS TAMBÉM SERÃO APURADOS EM NOVA FRIBURGO

Publicado em: 01/08/2022 19:25 | Fonte/Agência: Ssecom/PMNF - Marcio Madeira

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) deu início nesta segunda-feira, 1º de agosto, à fase domiciliar da coleta de dados do Censo Demográfico 2022 em todo o território nacional. Adiado duas vezes em razão da pandemia de Covid-19 e de cortes orçamentários em esfera federal, o Censo tem a importantíssima missão de atualizar informações cruciais ao planejamento e à calibragem de políticas públicas nas mais diversas áreas, muitas das quais levantadas pela última vez em 2010.

Em Nova Friburgo, por uma série de fatores, a demanda pelo Censo revela-se ainda maior do que no restante do País. Não apenas em razão dos efeitos da tragédia climática de 2011, que tão rapidamente tornaram obsoletos muitos dos dados coletados no ano anterior, mas, sobretudo, porque após muitos anos de esforços que uniram a Câmara Municipal, o próprio IBGE e parte do corpo técnico da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, pela primeira vez o Município terá suas informações balizadas pela Lei de Bairros, aprovada em 2019.

Na prática, isso significa dizer que, ao término do levantamento de dados, será possível conhecer as especificidades e carências de cada localidade, tornando muito mais efetivas e pontuais quaisquer intervenções por parte do poder público. Antes da aprovação da Lei, os dados eram divulgados com precisão distrital, ignorando disparidades existentes entre as mais diversas localidades dentro de um mesmo distrito.

Não seria exagero, portanto, concluir que pela primeira vez em sua história Nova Friburgo contará com a base informativa necessária ao eficiente planejamento de suas políticas públicas bairro a bairro, o que confere enorme importância aos trabalhos que o IBGE realizará até o início de novembro. À população cabe confirmar a identidade do recenseador, que deverá estar uniformizado, com o colete de identificação, boné do Censo, crachá e o Dispositivo Móvel de Coleta (DMC), e a seguir, prestar as informações de maneira clara e precisa.

Todos os domicílios brasileiros serão visitados por recenseadores. Neles, serão aplicados dois tipos de questionários: o básico, com 26 quesitos, leva em torno de 5 minutos para ser respondido e será aplicado em aproximadamente 89% das residências. Já o questionário ampliado, com 77 perguntas, será respondido por cerca de 11% dos domicílios e leva cerca de 16 minutos.

Em caso de dúvida, será possível confirmar a identidade do agente do IBGE no site Respondendo ao IBGE (respondendo.ibge.gov.br), ou pelo telefone 0800 721 8181.