Publicado em: 15/06/2022 18:32 | Fonte/Agência: Ssecom/PMNF - Priscila de Lima

GOVERNO DO ESTADO DÁ ORDEM DE INÍCIO PARA AS OBRAS DO HOSPITAL DO CÂNCER E ANUNCIA NOVOS INVESTIMENTOS PARA NOVA FRIBURGO

Nova Friburgo recebeu na última terça-feira, dia 14, a visita do governador Cláudio Castro, que deu ordem de início para retomada das obras do Hospital Regional de Oncologia Francisco Faria, paralisadas desde 2016. O investimento é de R$ 50,6 milhões, cuja obra tem previsão para ser concluída no prazo de 12 meses. Após a conclusão, a Secretaria Estadual de Saúde vai investir R$ 30 milhões em equipamentos.

A nova unidade oferecerá atendimento para pacientes de Nova Friburgo e região, com consultórios médicos, laboratórios e 58 leitos, sendo dez de terapia intensiva e 48 de enfermaria. O planejamento prevê anualmente a realização de mais de 600 cirurgias e cerca de 5 mil procedimentos de quimioterapia, além de consultas e exames de alta complexidade.

O hospital terá perfil assistencial de atendimento a pacientes oncológicos adultos, com emergência regulada, realizando atendimento imediato, procedimentos cirúrgicos, internação clínica e cirúrgica, terapia intensiva, diagnóstico, terapia e reabilitação, além de cuidados paliativos.

Investimentos e obras anunciadas para Nova Friburgo

Ainda durante a visita de ontem, o governador Cláudio Castro assinou termos de cooperação técnica e protocolos de intenções para diversas outras obras na cidade. Um pacotão de investimentos e benfeitorias serão realizadas no bairro Terra Nova, em Conselheiro Paulino. São elas: a construção de uma quadra poliesportiva coberta, uma Unidade Básica de Saúde, uma Escola Profissionalizante e um Posto Avançado da PM na localidade, totalizando quase R$ 10 milhões em investimentos de infraestrutura para o complexo habitacional.

Foi dada a ordem de início para as obras de drenagem no Centro. Estimada em pouco mais de R$ 15 milhões, as intervenções que visam acabar com os alagamentos no Centro contemplam diversas ruas na região central, inclusive a Rua Farinha Filho, que em dias de fortes chuvas fica completamente alagada, gerando transtornos aos comerciantes e moradores do local. O projeto prevê a captação das águas pluviais desde os bairros mais altos, como Braunes e Bairro Suíço, evitando assim o acúmulo de águas nas vias centrais.

As demais obras de contenção estão localizadas no Rui Sanglard - R$ 3 milhões, que já está concluída, além dos bairros: Floresta - R$ 3,5 milhões; Jardim Califórnia - R$ 6 milhões + R$ 16 milhões; Lazareto - R$ 9 milhões; na Avenida dos Ferroviários - R$ 1,8 milhão e rua Benjamim Constant - R$ 1,7 milhão. Dentre a série de investimentos também estão as obras de ampliação, dragagem e recuperação ambiental do Córrego Dantas, que corta o bairro, com valor estimado de R$ 32 milhões, que será realizada através do INEA.

Também foi anunciada a construção do Eco Parque São Geraldo, estimado em R$ 2,5 milhões, ao lado da Escola Municipal Professora Nair de Araújo Rodrigues. O espaço contará com campo de grama sintética com construção de arquibancada; espaço para jogos, contendo mesas de pingue-pongue e futmesa em concreto; espaço para parque infantil inclusivo; espaço para ginástica, slackline e piqueniques; espaço para patinações, reuniões, entre outras atividades; academia para a terceira idade e pista para caminhada, além de estacionamento, banheiros, guarita para guarda municipal, nova rede elétrica e construção de traffic calming.

Além disso, foi assinado o Protocolo de Parceria entre a JUCERJA e a Secretaria de Desenvolvimento Econômico para instalara Agência Resolve e Protocolo de Intenções para a instalação do Distrito Industrial, em Nova Friburgo. A agência abrigará todos os órgãos do Estado visando dar agilidade as questões burocráticas a aberturas de novas empresas, gerando novos empregos e focando no desenvolvimento econômico de Nova Friburgo.