GUARDA CIVIL MUNICIPAL FAZ PATRULHAMENTO POR TODA A CIDADE

Publicado em: 24/02/2022 19:49 | Fonte/Agência: Ssecom/PMNF - Eloir Perdigão

GUARDA CIVIL MUNICIPAL FAZ PATRULHAMENTO POR TODA A CIDADE

Com o lema de zelar pelo patrimônio público municipal e pela segurança das pessoas em geral, a Guarda Civil Municipal (GCM), órgão da Secretaria de Ordem e Mobilidade Urbana da Prefeitura de Nova Friburgo, tem feito o patrulhamento preventivo por toda a cidade. Exemplos dessa atividade são as ações desenvolvidas na Estação Livre, na Praça Getúlio Vargas, no Centro, e na base comunitária na Praça Lafayette Bravo Filho, do distrito de Conselheiro Paulino, cuja sede foi recentemente inaugurada.

O patrulhamento preventivo na Praça Getúlio Vargas é baseado no posto avançado existente na Estação Livre, onde há sempre dois homens que cumprem o plantão 24 horas. Outros quatro homens do Grupo Tático Móvel (Gtam) se somam a esse patrulhamento através de rondas a cada hora. Qualquer pessoa pode acionar os guardas sempre que necessitar de proteção.

Desde a reativação da base da GCM na Estação Livre não foram mais registradas ocorrências ali, como brigas entre pessoas em situação de rua, danos ao patrimônio e pequenos registros de drogas. “Com a presença da Guarda Civil Municipal ali, por si só essas ocorrências findaram. Patrulhamento preventivo é para isso mesmo”, comemora o comandante da GCM, Luciano da Silva Farisel. Em caso de novas ocorrências, dependendo do caso, os envolvidos são encaminhados à delegacia de polícia.

O mesmo serviço é prestado pela GCM na recém-inaugurada base comunitária na Praça Lafayette Bravo Filho, em Conselheiro Paulino. A diferença é o efetivo, que é maior, com quatro homens de plantão 24 horas. Segundo da Silva, eles não se limitam a ficar na base, e sim, fazem o patrulhamento preventivo com rondas pelo distrito, incluindo os educandários próximos, como o Colégio Estadual Feliciano Costa, nos horários de entrada e saída, e na praça onde está situada a base comunitária, zerando as ocorrências e devolvendo a ordem e a paz ao local.

A Guarda Civil Municipal de Nova Friburgo pode ser acionada em sua sede, na Avenida Alberto Braune, 223, no prédio anexo à sede da prefeitura, ou pelo telefone 2525-9129 ou 153.