PREFEITURA INICIA PROCEDIMENTOS COM PACIENTES DA FILA DE ESPERA PARA COLONOSCOPIA

Publicado em: 21/02/2022 20:02 | Fonte/Agência: Ssecom/ PMNF - Gabriela Gouvêa

Nesta segunda-feira, 21, a Prefeitura de Nova Friburgo, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, deu início aos procedimentos necessários para que os pacientes que estão na fila de espera para a realização de colonoscopia desde o início de 2020 possam realizar o exame ainda nesta semana.

Classificados como risco vermelho, ou seja, urgentes, haviam cem pacientes que estavam em espera. Desse número, a Secretaria de Saúde não conseguiu contato com todos, sendo assim, apenas 14 que ainda precisavam da examinação foram marcados. Dentre esses, somente dez foram até a unidade para realizarem exames que são necessários e antecedem a colonoscopia. A gestão continuará tentando comunicar as pessoas que ainda não responderam para programar os procedimentos.

Essas pessoas fizeram hoje, no Hospital Municipal Raul Sertã, a coleta de sangue, eletrocardiograma e raio-x. Agora eles terão a consulta para o risco cirúrgico para estarem devidamente aptos. Em seguida, dando continuidade, os outros pacientes da fila também serão agendados. A expectativa é zerar as esperas.

A colonoscopia é um procedimento que usa técnica semelhante a da endoscopia, através da imagem, e tem como objetivo analisar principalmente o intestino grosso e o íleo terminal. Costuma ser indicada para identificar lesões, sangramentos e pólipos localizados na parede intestinal. Geralmente os pacientes que estão com suspeitas de doenças no intestino grosso ou no reto, como úlceras, colite e câncer colorretal recebem a recomendação médica para a realização do exame.