PREFEITURA DE NOVA FRIBURGO SE MOBILIZA PARA AJUDAR PETRÓPOLIS APÓS O TEMPORAL

 

Publicado em: 18/02/2022 14:28 | Fonte/Agência: Ssecom/ PMNF - Priscila Lima

Whatsapp

 

PREFEITURA DE NOVA FRIBURGO SE MOBILIZA PARA AJUDAR PETRÓPOLIS APÓS O TEMPORAL

Nas primeiras 24 horas após o temporal que atingiu o município de Petrópolis, a Prefeitura de Nova Friburgo abriu pontos de arrecadação para enviar doações aos petropolitanos atingidos. No primeiro dia foram arrecadadas máscaras descartáveis, máscaras N95, luvas descartáveis, capotes sem e com manga, capote com gramatura 40, sacos de óbito, entre outros itens de higiene pessoal, limpeza, alimentos, roupas e água mineral. 

A prefeitura está recebendo, inclusive, doações de alimentos e água mineral, mas pede que a população colabore doando, preferencialmente, materiais de limpeza (vassoura, rodo, pá de lixo, detergente, sabão, papel higiênico, esponja, palha de aço, etc) e de higiene pessoal (sabonete, shampoo, escova de dente, pasta de dente, desodorante, condicionador, absorvente feminino, chupeta, mamadeira, fraldas descartáveis, álcool em gel, luvas e máscaras), além de roupas íntimas masculinas, femininas e infantis. 

A Prefeitura de Nova Friburgo está disponibilizando cinco pontos de apoio: Centro de Turismo (Praça Dermeval Barbosa Moreira), Guarda Civil Municipal e na sede da Defesa Civil (ambas ficam na Avenida Alberto Braune, 223 – antiga Rodoviária Leopoldina), Hospital Municipal Raul Sertã (recepção e na sede do serviço 192) e Subprefeitura de Conselheiro Paulino (Rua Pacheco do Almo, s/nº, Prado).

A sede da GCM também está servindo como base de apoio de um grupo de jipeiros de Nova Friburgo que, em parceria com empresários do município, estão angariando donativos. O GCM Henrique, de Nova Friburgo, se deslocou para Petrópolis e, com guardas civis de outros municípios, está ajudando na busca de vítimas. O primeiro lote de doações já foi encaminhado para Petrópolis no final da tarde de quinta-feira, dia 17, e nesta sexta-feira, 18, um outro grupo segue para fazer a entrega de mais um lote de materiais doados. 

A Defesa Civil está organizando uma equipe de ajuda com dois engenheiros, um geógrafo, um coordenador operacional e um voluntário que atuará com um drone para auxiliar na realização de vistorias técnicas em imóveis interditados preventivamente e no monitoramento de área de risco. A equipe irá para Petrópolis na próxima segunda-feira, 21, e seguirá a orientação da Defesa Civil local.

Já a Secretaria Municipal de Assistência Social, Direitos Humanos, Trabalho e Políticas Públicas para a Juventude vai designar de oito a dez servidores, por dia, para ajudar as famílias atingidas pelas chuvas em Petrópolis. O primeiro grupo seguiu para Petrópolis na manhã desta sexta-feira, 18, e a ação de ajuda se estenderá ao longo da próxima semana.


Imagens