DIA MUNDIAL DE COMBATE A AIDS: PREFEITURA REALIZA AÇÕES DE DIAGNÓSTICO E PREVENÇÃO DURANTE O DEZEMBRO VERMELHO

Publicado em: 01/12/2021 20:05 | Fonte/Agência: Ssecom/PMNF - Gabriela Gouvêa

No dia 1º de dezembro é celebrado o Dia Mundial de Combate a AIDS, e, por causa dessa data, no mês de Dezembro é realizado a campanha de conscientização para o diagnóstico e tratamento precoce da Síndrome da Imunodeficiência Adquirida (AIDS) e de outras infecções sexualmente transmissíveis (ISTs).

A AIDS pode ser transmitida através do contato de fluídos corporais, por meio de relações sexuais sem preservativo (camisinha), transfusões de sangue ou compartilhamento de seringas e agulhas.

O vírus destrói as células brancas do organismo, responsáveis em proteger e combater doenças no corpo humano. Com essa destruição das defesas do organismo, o corpo fica bastante fragilizado e propício a ser atacado por inúmeras doenças, como pneumonias, infecções, herpes e até mesmo alguns tipos de câncer.

A testagem para HIV não deve ser realizada imediatamente após a relação sexual desprotegida porque o corpo demora 30 dias para produzir anticorpos suficientes contra o HIV, capazes de serem detectados pelos testes.

Caso os testes sejam realizados dentro desse período, o resultado pode ser negativo (não reagente), mesmo a pessoa tendo sido infectada. Desta forma, é preciso aguardar pelo menos 30 dias (janela imunológica), após a exposição de risco, para a realização do teste rápido.

Em situações de resultado positivo é necessário iniciar o tratamento, que é integralmente oferecido pela rede SUS. Além disso, a pessoa diagnosticada com HIV ainda precisa adotar medidas de prevenção para evitar a transmissão para outras pessoas.

Já em casos de resultado negativo, é importante continuar se prevenindo. A rede pública de saúde oferece camisinha masculina e feminina gratuitamente, além de outras medidas de prevenção.

Durante este mês, conforme já divulgado, a Secretaria Municipal de Saúde de Nova Friburgo promoverá, no dia 9 de dezembro, das 9h às 15h, um dia de testagem nas seguintes unidades: nas Estratégias de Saúde da Família de São Pedro da Serra, Olaria (II e III), Riograndina, Campo do Coelho, Conquista, Stucky, Cordoeira, Centenário, São Lourenço e Rio Bonito.

Além disso, durante todo o ano, o serviço é oferecido pelo Programa Municipal IST/AIDS/ Hepatites Virais Nova Friburgo, no Centro de Saúde Dr Sílvio Henrique Braune, no Suspiro, nas ESFs de Olaria (II e III), Riograndina, São Pedro da Serra, Rio Bonito, São Lourenço e Centenário no Hospital Municipal Raul Sertã e no Hospital Maternidade Dr. Mário Dutra de Castro.