PREFEITURA PARTICIPA DE ENCONTRO VIRTUAL COM AMA LUMIAR E REFORÇA COMPROMISSO DE MELHORIAS NO DISTRITO

Publicado em: 12/11/2021 19:36 | Fonte/Agência: Ssecom/PMNF - Guilherme Alt

Reunião tratou de temas como iluminação pública, revitalização da Praça Levi Ayres Brust e recapeamento do trecho que liga 5º e 7º distritos

Na noite da última quinta-feira, 11, a Prefeitura de Nova Friburgo participou de uma reunião virtual a convite da Associação de Moradores de Lumiar (AMA Lumiar). Estiveram presentes o secretário de Infraestrutura e Logística, Gabriel Wenderroschy; o secretário de Obras, Bernardo Verly; e o subprefeito de Lumiar, Jorge Freimann. Na pauta da reunião foram discutidos temas relacionados a ações tapa-buraco, recapeamento, meio ambiente, iluminação pública, coleta seletiva, entre outros temas.

Recapeamento e Operação Tapa-Buraco
Uma das principais prioridades da região, o recapeamento do trecho Lumiar x São Pedro da Serra, foi um dos temas centrais da conversa. O secretário de Obras pode explicar todos os trâmites referentes ao processo de licitação para a contratação da empresa responsável por realizar o serviço. “Sabemos que a cidade precisa de uma atenção especial quanto ao asfalto em diversas ruas e, findado o processo de licitação, nós estabelecemos como prioridade começar as obras e recuperar todos os 5 km que ligam o 5º e 7º distrito”, informou Bernardo.

Para atenuar o problema, a Secretaria de Obras – em caráter emergencial - enviou uma equipe a Lumiar na última semana para realizar uma operação tapa-buraco. “Sabemos que não é o ideal, mas é uma medida paleativa enquanto finalizamos a licitação”, reconheceu o secretário de Obras.

Na ocasião, os representantes do município também deram um retorno ao pedido da AMA Lumiar a respeito de diversos pontos de buracos na RJ-142, que liga os distritos de Mury e Lumiar. O referido trecho é de responsabilidade do Departamento de Estradas de Rodagem do Rio de Janeiro (DER-RJ). Após uma cobrança da Secretaria de Governo, junto a outras secretarias, foi enviado um ofício ao órgão solicitando com urgência os reparos dos buracos ao longo da estrada. Esta semana as equipes do DER iniciaram os trabalhos que deve continuar nos próximos dias.

Revitalização da Praça Levy Ayres Brust
Segundo o subprefeito do distrito, uma atuação em parceria com a Secretaria de Obras vai possibilitar realizar os reparos necessários na quadra de esportes e no parquinho, além de atender ao pedido de revitalização da praça. “Através de uma parceria com a iniciativa privada, a subprefeitura conseguiu 20 metros de corrente para consertar os balanços, conseguimos uma doação de um empresário local para consertar um maquinário e vamos buscar parceiros para reparar o alambrado da quadra de esportes”, disse o subprefeito Jorge Freimann.

Em visita ao distrito, há duas semanas, a AMA Lumiar também requisitou serviços de melhoria no parquinho e na quadra de esportes, da Rua Abdo Pedro, bem como uma intervenção na Praça Levy Ayres Brust, em frente à sede da Banda Euterpe Lumiarense.

Para essa revitalização, a ideia é de que seja feito um nivelamento no local e seja colocado um piso intertravado para que, em caso de chuva, o local não fique enlameado e, consequentemente, ofereça riscos de queda os pedestres. No entando, segundo a administração do distrito, não é possível, neste primeiro momento, a utilização deste tipo de piso e, para atender de forma emergencial a população, a ideia é de que a praça seja revestida com pedras britas.

A pedido do prefeito Johnny Maycon, simultaneamente ao trabalho de revitalização da praça, o município, por meio da Subsecretaria de Posturas, iniciou o projeto para mapear, cadastrar e legalizar os vendedores ambulantes da região. O objetivo é que, findado todo o projeto de revitalização, o local torne-se ponto fixo para que os vendedores possam comercializar seus produtos e assim descentralizar o movimento que, atualmente, encontra-se em volta do lago de Lumiar.

Iluminação Pública
Ao secretário de Infraestrutura e Logística, a AMA Lumiar questionou sobre o processo de licitação de iluminação pública. “Chegando o material de iluminação pública, Lumiar deverá ser contemplada”, garantiu Gabriel. O secretário também respondeu aspectos técnicos do edital de licitação, sobre o tipo de material comprado e se atenderia às necessidades da região. Gabriel informou que, durante o processo de elaboração de licitação, estudos prévios foram feitos para que, diante da necessidade de cada bairro friburguense, incluindo o quinto distrito, o material comprado atendesse às especificidades de cada local.

Ao final da reunião, os representantes do município agradeceram a oportunidade de poder explicar aspectos técnicos relativos aos temas tratados, ressaltaram a importância de se manter o diálogo aproximado com a população friburguense e reafirmaram o compromisso para atender todas às solicitações do distrito.

No próximo mês, o prefeito Johnny Maycon deve receber os membros da AMA Lumiar em seu gabinete para acompanhar a evolução das ações programadas para o distrito.