MATERNIDADE DE NOVA FRIBURGO  PRIORIZA A HORA DE OURO NO MOMENTO DO PARTO

 

Publicado em: 12/11/2021 17:59 | Fonte/Agência: Ssecom/PMNF - Gabriela Gouvêa

Whatsapp

 

MATERNIDADE DE NOVA FRIBURGO  PRIORIZA A HORA DE OURO NO MOMENTO DO PARTO

A fim de humanizar e priorizar o contato entre a mãe e o bebê, a Secretaria Municipal de Saúde adotou a hora de ouro nos partos realizados no Hospital Maternidade Dr. Mário Dutra de Castro, de Nova Friburgo. 

A hora de ouro, ou a golden hour, é uma prática em que o recém-nascido, em sua primeira hora de vida, é colocado no colo da mãe para que haja a interação entre os dois, sendo estabelecido o primeiro vínculo nessa ocasião. 

Os especialistas alertam para a importância deste momento porque a hora dourada estimula a parte emotiva do neném, ajuda na colonização da flora intestinal e na amamentação na primeira hora de vida. Além disso, a prioridade da adoção desta atividade é humanizar o atendimento às mulheres em um momento tão importante, na Maternidade.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), toda mãe deve ter esse contato precoce com o bebê, realizando o aleitamento nos primeiros minutos após o nascimento. O colostro, líquido amarelado que desce antes do leite, é rico em anticorpos e nutrientes.  E com o bebê em alerta e estímulos de sucção aguçados, esse é o momento ideal para que o primeiro relacionamento seja criado. 

Na Maternidade a hora dourada é adotada quando o bebê apresenta condições saudáveis adequadas, como a escala APGR, teste feito do RN que avalia seu estado geral e sinais vitais apropriados. 

Segundo a secretária municipal de Saúde, Nicole Cipriano, essa hora de ouro faz diferença no acolhimento. ‘’Esse é um dos primeiros momentos em que o laço materno é criado, fortalecendo o relacionamento da mãe com o recém-nascido em um instante tão importante na vida de uma família. É um passo importante para a população, principalmente no que diz respeito a humanização no atendimento da Maternidade".