MAIS DE 770 TESTES DE HIV E SÍFILIS FORAM REALIZADOS PELA SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DURANTE O OUTUBRO VERDE

Publicado em: 10/11/2021 17:20 | Fonte/Agência: Ssecom/PMNF - Gabriela Gouvêa

Durante o último mês foi promovido o Outubro Verde, campanha de combate à sífilis congênita, promovendo a visibilidade do tema e a conscientização sobre a doença infectocontagiosa.

Em Nova Friburgo, através do Programa Municipal de IST/AIDS e Hepatites Virais, da Secretaria Municipal de Saúde, foi realizada uma programação durante o mês com atividades educativas, distribuição de preservativos e a testagem rápida de HIV e sífilis em unidades de saúde do município, no Hospital Municipal Raul Sertã e na Maternidade Dr. Mário Dutra de Castro.

Somente em outubro, 368 testes de HIV foram realizados, sendo que, deste número, sete deram positivo. Dos 408 testes de sífilis, 30 deram positivos. Dos exames realizados, 116 foram feitos em gestantes. É muito importante a testagem na gestação para que haja um diagnóstico precoce, já que a sífilis congênita pode causar má formação fetal ou, até mesmo, o óbito do bebê.

Além disso, durante todo o ano, o Programa de IST de Nova Friburgo continua oferecendo o serviço na Atenção Básica. Por exemplo, na Policlínica Dr. Silvio Henrique Braune, no Suspiro, e nas Estratégias de Saúde da Família Olaria (II e III), Riograndina, São Lourenço e São Pedro da Serra.

Os serviços também são oferecidos na Maternidade e no Hospital Municipal Raul Sertã. O objetivo da Secretaria Municipal de Saúde é estender essa testagem para todo o município em breve.