PREFEITURA DÁ CONTINUIDADE ÀS AÇÕES DE PREVENÇÃO AOS ALAGAMENTOS

Publicado em: 07/10/2021 18:11 | Fonte/Agência: Ssecom/PMNF - Guilherme Alt

PREFEITURA DÁ CONTINUIDADE ÀS AÇÕES DE PREVENÇÃO AOS ALAGAMENTOS

Executivo municipal cobrou retomada do Projeto Limpa Rios junto ao Inea

Na tarde da última quarta-feira, 6, o prefeito de Nova Friburgo, Johnny Maycon, o secretário de Governo, Marcinho Alves, e o secretário de Obras, Bernardo Verly, realizaram mais uma vistoria nas galerias do centro da cidade, nos principais pontos de alagamentos durante as chuvas de verão. O Município tem realizado intervenções na localidade com o objetivo de melhorar o escoamento da água da chuva e evitar alagamentos.

Durante a vistoria, as equipes da prefeitura conversaram com comerciantes que ajudaram a identificar diversos pontos para as melhorias. Vale ressaltar que o Município já apresentou um projeto de drenagem ao Governo do Estado, que visa solucionar em definitivo os alagamentos na região central de Nova Friburgo, com a criação e ampliação de galerias até às margens do Rio Bengalas. De acordo com a Secretaria Estadual das Cidades, o projeto já foi aprovado e aguarda os trâmites internos para licitação.

Município quer conclusão das obras no Rio Bengalas

Para dar sequência às medidas de prevenção aos alagamentos provocados pelas chuvas, na manhã desta quinta-feira, 7, o secretário de Governo se reuniu com o superintendente Regional Rio Dois Rios, do Instituto Estadual do Ambiente (Inea), Renato José de Almeida. Marcinho cobrou do órgão um posicionamento junto ao Governo do Estado sobre a continuidade do projeto Limpa Rios, para limpeza e dragagem dos rios. Ainda segundo o secretário é preciso retomar obras de drenagem urbana e controle de erosão fluvial do Rio Bengalas.

A pedido do prefeito Johnny Maycon, após o encontro, Marcinho foi até o local da obra, orçada em R$ 17 milhões – com recursos provenientes da União, através do Ministério das Cidades – e, com autorização do Inea, fez uma rápida vistoria no canteiro de obras e análise das margens do Rio Bengalas assoreadas.

O secretário demonstrou preocupação com o atraso das obras. “Já entramos no período de chuvas fortes e é preciso que o estado retome e conclua o projeto o mais rápido possível. Vamos continuar em contato com o Inea e tentar, junto ao governador, resolver a situação de forma definitiva”.