PREFEITO VISTORIA NOVO CENTRO CIRÚRGICO DO HOSPITAL MUNICIPAL RAUL SERTÃ

Publicado em: 07/10/2021 13:33 | Fonte/Agência: Ssecom/PMNF - Anderson Frez e Gabriela Gouvêa

PREFEITO VISTORIA NOVO CENTRO CIRÚRGICO DO HOSPITAL MUNICIPAL RAUL SERTÃ

O prefeito de Nova Friburgo, Johnny Maycon, esteve com o secretário de Assistência Social e Governo, Marcinho Alves, e a secretária de Saúde, Nicole Cipriano, nesta terça-feira, 5, acompanhando os procedimentos para a abertura do novo centro cirúrgico do Hospital Municipal Raul Sertã.

O novo e moderno espaço conta com seis salas cirúrgicas, três autoclaves de barreira, unidade de recuperação pós-anestésica e central de material estéril (CME). A expectativa é que a inauguração aconteça ainda neste ano.

De acordo com o prefeito, o foco da gestão é solucionar problemas antigos da saúde em Nova Friburgo. “A abertura desse novo espaço dará mais eficiência e dignidade aos nossos pacientes e profissionais do setor. Recentemente realizamos um processo seletivo para a contratação de novos médicos para adequar os plantões que ainda temos deficiência, com 118 inscritos”, comentou Johnny Maycon.

E o prefeito acrescentou: “Estão sendo tomadas todas as providências de forma célere para melhorar as condições de trabalho dos servidores e para abastecer com medicamentos, materiais médicos e insumos em geral. Em breve, o Hospital Raul Sertã, o Hospital Maternidade Mário Dutra de Castro e os postos de saúde estarão completos, com os medicamentos, inclusive, já notificamos uma das empresas vencedoras que não cumpriu com as suas obrigações para que ela assuma o seu compromisso com o município e forneça os medicamentos que a rede precisa”.

SOBRE O NOVO CENTRO CIRÚRGICO:

A licitação aconteceu em 2012 e em 2019 foi dado prosseguimento no recurso para reiniciar a obra que já estava licitada. Essa continuidade é um trâmite natural, uma vez que todos os procedimentos administrativos estavam em curso. Alguns equipamentos para esta ala já estavam adquiridos, como foco cirúrgico, autoclaves, arco cirúrgico e mesa cirúrgica e parte das macas necessárias.

A obra foi concluída em 2020, mas não chegou a ser liberara pois o aceite, documento final de para ocupação do espaço, ainda não foi apresentado. A prefeitura, por meio das secretarias de Obras e de Saúde, já cobrou e notificou a empresa para que a entrega seja efetuada.

Para iniciar o funcionamento do novo centro cirúrgico, a atual gestão está adquirindo insumos e implementando recursos para colocar os equipamentos em funcionamento, como a implantação da osmose para o uso das autoclaves, aquisição da lavadora ultrassônica através de licitação para o funcionamento adequado da central de material estéril, a realização do treinamento dos funcionários para a manipulação adequada das máquinas, o término da implantação dos focos cirúrgicos, aquisição de carrinhos de anestesias e mesas cirúrgicas e preparação e equipamento da unidade pós anestésica, com camas, monitores e posto de enfermagem.