CENTRO, BAIRROS E DISTRITOS TÊM SINALIZAÇÃO REVITALIZADA PELA SMOMU

Publicado em: 31/08/2021 11:45 | Fonte/Agência: Ssecom/PMNF

CENTRO, BAIRROS E DISTRITOS TÊM SINALIZAÇÃO REVITALIZADA PELA SMOMU

As equipes da Secretaria Municipal de Ordem de Mobilidade Urbana (Smomu), da Prefeitura de Nova Friburgo, têm promovido a regularização e readequação da sinalização por toda a cidade. Recentemente o trabalho atendeu ao Centro, Braunes, Olaria, Cônego, Conselheiro Paulino e Amparo. Todas as atividades partem de decisões tomadas entre o prefeito Johnny Maycon e o secretário Fabrício Medeiros.

CENTRO - Na semana entre 21 e 27 de agosto, a equipe de sinalização de trânsito da Smomu implantou placas que proíbem a parada e o estacionamento na Rua Augusto Severo. A via é de mão única, mas o lado direito é usado para estacionamento a partir da Rua Gripp, necessitando que o lado esquerdo fique livre à circulação. De acordo com Fabrício, brevemente será ajustado o trecho anterior também, garantindo a fluidez em toda a extensão.

BRAUNES – Na Rua Visconde de Itaboraí a intervenção realizada visou garantir a segurança no trecho de transição entre sentido único e duplo através de pintura de marcas de canalização, auxiliando o deslocamento para a faixa da direita da via para quem está no término do trecho de sentido único, e a pintura de seta “vire à direita” para reforçar a sinalização vertical, indicando ao condutor que se aproxima pelo final de trecho com duplo sentido que o trecho em frente não possui mão de direção.

CONSELHEIRO PAULINO E OLARIA - Com o intuito de melhor organizar o trânsito nas imediações de interseções semaforizadas, a equipe de sinalização implantou, em alguns pontos e revitalizou em outros, as linhas de retenção, que têm a função de indicar ao condutor o local limite que deve imobilizar seu veículo na ocorrência de semáforo vermelho. As ações ocorreram no Jardim Ouro Preto e no Prado, no distrito de Conselheiro Paulino, e no bairro Olaria.

CÔNEGO - Na rotatória do bairro Cônego foi realizada a troca de placas de “parada obrigatória” por placas de ”dê a preferência”. A necessidade da adequação, segundo o secretário da Smomu, é advinda do Manual Brasileiro de Sinalização de Trânsito, que diz que, quando a intervisibilidade entre os veículos numa interseção for consideravelmente suficiente, a placa de “parada obrigatória” torna-se imotivadamente muito restritiva, induzindo ao seu desrespeito.

AMPARO – Até mesmo nos lugares mais distantes do Centro as equipes da Smomu estão atuando. Exemplo disso é a melhor organização promovida no distrito de Amparo. Desde a última sexta-feira, dia 27 de agosto, o estacionamento em Amparo está proibido na Rua 10 de Outubro, no sentido Centro, no trecho próximo ao coreto até o acesso ao Barroso. “Para compensar, a prefeitura já disponibilizou estacionamento gratuito logo no final do asfalto. Vamos curtir mais esse atrativo turístico tão agradável respeitando as normas de trânsito e contribuindo assim com a fluidez”, conclama Fabrício.