PREFEITURA REALIZA CURSO DE FORMAÇÃO PARA NOVOS GUARDAS AMBIENTAIS

Publicado em: 28/07/2021 18:40 | Fonte/Agência: Ssecom/PMNF - Priscila de Lima

PREFEITURA REALIZA CURSO DE FORMAÇÃO PARA NOVOS GUARDAS AMBIENTAIS

Teve início na terça-feira, dia 27, o curso de formação para Guarda Civil Ambiental Municipal - GCAM. A capacitação está sendo realizada pela Secretaria de Ordem e Mobilidade Urbana, através da Subsecretaria da Guarda Municipal, em parceria com a Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano Sustentável e da Escola Friburguense de Governo e Gestão.

O treinamento acontece no Parque Municipal Juarez Frotté e reúne 18 participantes, selecionados através de um processo seletivo interno da Guarda Municipal. Os novos guardas ambientais irão atuar no âmbito da segurança pública ambiental em todo território do município de Nova Friburgo.

Os módulos iniciais incluem treinamentos voltados para controle de hemorragias (protocolos e equipamentos), segurança operacional, avaliação e controle do cenário, avaliação inicial da vítima, aplicação e autoaplicação de torniquete, transporte de vítimas e evacuação, capacitar com conteúdos básicos de prevenção a acidentes e Atendimento Pré-Hospitalar e APH de Combate, até a chegada de socorro especializado, resgate em áreas remotas, seleção adequada do uso da força, imobilização tática e utilização da tonfa para defesa pessoal.

Estão previstos, ainda, módulos sobre a legislação municipal no âmbito da Guarda Civil Municipal, dinâmica em grupo com o foco na sintonia (colaboração, liderança, sensorial e tomada de decisões), ética, corregedoria, ouvidoria e protocolos de serviço da GCAM.